Falta Roque Santeiro

CREIO que os mais adentrados nos anos lembram-se com uma certa nostalgia e saudade de ua das melhores novelas , na certa a de maior sucesso, da Rede Globo: "Roque Santeiro", escrita , salvo engano elo saudoso Dias Gomes, e que tinha nos papéis principais Regina Duarte vivendo a Viúva Porcina, e Lima Duarte, o coronel Sinhozinho Malta.

Porcina era viúva de Roque Santeiro que Morreram, mas o povo acreditava estar vivo, e tinha ucaso longo, um "noivado" com o Sinhozinho. A história girava em torno desses personagens e era uma crítica corrosiva à ditadura, inclusive esteve o texto nas malhas da censura durante mito tempo.

É claro que o personagem que mais mmarcou a novela foi mesmo a Viúva Porcina. Apesar das suas armações tinha seus rompantes libertários. Marcou muioto osa gritos que ela dava na sua "secretária": M-i-n-a!!!!, personagem vivida por Ilva Nino, minha prima lá de Arcoverde, sertão de Pernambuco. Essa novela fez sucesso em vários países, inclusive em Cuba.

Pois bem,foi da novela que me lembrei ao pensar no tal noivado de Regina Duarte no caso do ministério da cultura. Sei não, mas se assumir torço para que encarne os rompantes da Porcina e bote os fascistas que estão em cargos. E ela ode fazer isso porque tem prestígio pessoal. Mas fico pessimista porque em pleno "noivado", ainda snos entretantos, sem ter chegado aos finalmentes, nomeou como braço direito, uma fundamentalista tipo Beato Salu. Mas, quem sabe, pode ser que Roque Santeiro baixe e acabe o noivado. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/01/2020
Código do texto: T6849588
Classificação de conteúdo: seguro