A orelha do mundo (BVIW)

Já passou da hora de você... Quem nunca ganhou um puxão-de-orelha verbal desse tipo? A cara cora, mas não mudamos. Num belo dia, aprendemos a não deixar o quarto bagunçado, a não chegar atrasado, a melhorar a caligrafia - deixando felizes pais, chefes e professores; que são pessoas que nos ajudam na formação de bons hábitos.

Essas advertências fazem-me lembrar de outro tipo de omissão: as irresponsabilidades coletivas, que desaguam na formação da consciência social. Os erros de natureza geral têm consequências desastrosas quase sempre sem conserto. Precisamos encontrar a orelha do mundo para um puxão desses, capazes de acabar com essa amanhãzite coletiva. Há erros que não podem mais ser tolerados. Precisam de ações coletivas para funcionarem corretamente: cuidado com o lixo, com a qualidade do ar, uso criterioso de plásticos... As catástrofes ocorrem e nunca analisamos objetivamente os fatos, para acharmos os culpados. São inundações, alterações climáticas, incêndios, epidemias... essas coisas que, aparentemente, nada têm a ver com a gente.

Como nós, o mundo tem duas orelhas: uma é seu povo e a outra são seus políticos. Ambos estão se esquecendo do dever-de-casa.

Maria do Carmo Fraga(MarianaMendes)
Enviado por Maria do Carmo Fraga(MarianaMendes) em 22/01/2020
Reeditado em 22/01/2020
Código do texto: T6847871
Classificação de conteúdo: seguro