Coincidências

Trabalho num prédio, localizado no Centro Histórico de São Paulo. Cotidianamente, indo para o emprego, bem cedinho ,cruzo com sem-número de pessoas no Viaduto do Chá . Todos tipos de perfis . Umas a passos largos. Outras, nem tanto. Olhares circunspectos, devaneios diversos. Há aquelas que param, debruçam no parapeito do histórico viaduto .Discutem, opinam, faz selfies , fotografam, as máquinas e operários que trabalham no enorme canteiro de obras que estende até o praça do Correios. Em meados de 2019.Trata-se da “requalificação e reurbanização do Vale do Anhangabaú e Entorno”.Conforme informado nos panfletos distribuídos aos transeuntes.

Dentre os inúmeros passantes, devido suas peculiaridades, chamou-me atenção: o casal e o senhor... corredor . Este último , pontualmente, todas as manhãs, no viaduto.Passava por mim, correndo , bufando, O rosto avermelhado pelo esforço exercido ao correr. Aliás, sou adepto às corridas de rua, motivo pelo qual, o admirava pela constância e entusiasmado . Emanando energias positivas .Contudo, faz tempo que não o vejo. Será que alterou o trajeto ? Ou...curtindo umas merecidas férias.

Contei, é no sétimo grande banco, formados pelo muro, da Praça Ramos de Azevedo, que os vejo, sentados, todos os dias úteis. Ambos, lógico,não sabem .Considero-os perfeitos,de um para o outro, mesmo não os conhecendo.Casal perfeito, como representa o número sete. Embora “maduros” ,não demonstram nostálgicos , sentimento tão comum aos migrantes. Este singelo casal, permanecerá ali sentados, até certa hora .Depois cada qual seguirá seu rumo para o trabalho.

Ali,pertíssimo,o famoso e belo Teatro Municipal de São Paulo, com detalhes de época incrustados nas paredes, colunas e janelões. A praça ,o chafariz, as estátuas e postes de ferro antigos, as enormes palmeiras imperiais, os pequenos arbustos.Faz desta praça, uma ilha calma e romântica, em meio à selva de pedras.

Oxalá, revitalizem esta linda praça.Não é utopia deixá-las como das cidades do interior.Com banheiros públicos, carrinhos de pipocas. Esta metrópole é merecedora deste carinho especial . E assentado no alto do monumento erigido em sua homenagem , Antônio Carlos Gomes,metaforicamente abrirá um belo sorriso.

eoliv
Enviado por eoliv em 19/01/2020
Código do texto: T6845161
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.