QUANTO VALE O MEU TRABALHO? ... 10h44min.

A questão do trabalho e o valor a ser pago, é de muita complexidade. Num passado não muito distante, quando começou a “revolução industrial”, (Século XVIII) os que ofertavam o seu trabalho, a grande maioria dos trabalhadores ficavam em condição de verdadeiros “escravos”, sem qualquer tipo de garantias, tão comum aos tempos de hoje...

Também, havia um agravante a exploração de mão de obra infantil,* com mais um “destaque”: as mulheres recebiam pelo mesmo trabalha valores inferiores a dos homens, havia “jornadas” de até 18 horas...

As Leis foram se aprimorando, no mundo inteiro, para uma sociedade mais justa e solidária, em nosso país, nos anos 40, Getúlio Dorneles Vargas, que comandava o país na época, ao mesmo tempo este estadista criou Leis para proteger e dar dignidade ao trabalhador, criou o Salário Mínimo, que a princípio, deveriam suprir as necessidades básicas de uma família com três filhos; moradia, alimentação, lazer etc. O que hoje não deixa de ser um sonho utópico, pois quem hoje paga o aluguel de uma moradia digna, os valores se aproximam de salário mínimo e até em muitos casos ultrapassam...

Em razão disto sempre há sempre uma expectativa: qual seria o valor do novo salário mínimo? Que atualmente vigora partir de primeiro dia de janeiro, mas houve um período que era dia primeiro dia de maio...

Capital e Trabalho, ao longo da história da humanidade, foi permanente motivos de conflitos, (e ainda o é) ideologias foram criadas, com destaque a Karl Marx, filósofo alemão, o “pai” dos ideais do comunismo, de uma sociedade igualitária, o que não deixa de ser uma utopia... *

Este célebre pensador tinha uma visão restrita, isto é, os seres humanos tem tão somente uma vida, nascimento ao túmulo, não levava em conta que somos uma somatória de múltiplas vidas, e que na atual podem refletir em “tendências natas”...

Realmente não é fácil à vida da maioria dos brasileiros, cujo novo salário mínimo está em torno de R$1.045, reais, que chega perto a 250 dólares, muito inferior a grande maioria dos países... 16h20 o singelo texto foi interrompido por vários motivos e somente o concluímos agora...

Curitiba, 16 de janeiro de 2020 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*No início dos anos 50, nosso primeiro emprego foi atendimento em uma banca de revistas, cujo período de trabalho era em média de 12 horas, sem qualquer tipo de “seguridade”...

*Karl Marx Nasceu em Trévens, Alemanha em 05 de maio de 1818, faleceu em Londres em 14 de março de 1883, sua principal obra é O Capital.

http://www.mensagensespiritas.xyz walmorzimerman@bol.com.br

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 16/01/2020
Código do texto: T6843357
Classificação de conteúdo: seguro