Rotação? Rotinação!
Certo homem, com um vasto e profundo histórico de fracassos e perdas, estava assentado em um dos bancos de um metrô, a caminho de casa. Ao lado, também sentados (que sorte!) estavam dois jovens. Um, de corpo esguio, usava um jeans surrado e uma camiseta preta da banda Skid Row (ainda há bom gosto musical, mesmo nos metrôs) que contrastava com sua pele branca. O outro de corpo mais robusto, com idêntico tom de pele, usava um uniforme escolar. Ambos de cabelos enrolados, cada qual abraçado à sua mochila, em uso de seus óculos de grau. Irmãos? Talvez.
Apesar de que os jovens apresentassem algumas semelhanças, curiosamente, o que chamou a atenção do homem (o fracassado) aos garotos foi a discordância entre os mesmos:
__ Cara, você é idiota ou quê? É claro que a Terra é um globo!
O outro retrucava:
__ Note que as fotos "oficiais" da Terra, apresentadas pela NASA nos últimos anos, apresentam descaradamente os continentes em tamanhos diferentes de imagem para imagem.
__ Ah! Eles já se retrataram sobre isso: foi uma época de crise, precisaram apelar para a computação gráfica para não ficar sem atualizar informações.
__ Você acredita nessa desculpa? Se for assim, por que não notamos a Terra girar?
Quando chegou a tal ponto da conversa, o homem que observava os mancebos começou começou a refletir, e, ambos (terraplanista e globalista) deixaram de ser ouvidos pelo observador. Este, homem cético que era, começou a indagar-se "gira ou não?" Finalmente teve sucesso em algo e chegou a uma resposta: deu-se conta que passara os últimos 29 anos a acordar-se no mesmo horário, pegara inúmeras vezes o mesmo transporte, trabalhara arduamente e, quando em casa, jornal, novela e cama. Então disse para si mesmo:
__ Que pergunta mais fácil! É claro que o mundo gira! Em rotação não sei, mas, com certeza, em rotinação sim.
E saiu dali feliz pelo sucesso da resposta, um sucesso que, cá entre nós, evidenciou ainda mais o porquê de seus fracassos.
Autor: Igor I. Carneiro