O LEGADO DE SER CIDADÃO

Até que enfim voltamos à rotina de dificuldades.

Pelas anáguas da Chica da Silva acabou o oba oba das eleições.

Terminou o corre corre dos políticos e as declarações inflamadas de amor por este ou aquele eleitor mais fanático.

Não se vê mais político nas ruas, nos enterros, nos batizados, nas celebrações religiosas, ou nos terreiros de macumba, nas favelas, nas ocorrências policiais, nos balcões dos hospitais, nos encaminhamentos médicos de exames laboratoriais, cirurgias e procedimentos médicos.

Não se vê mais o sorriso do Coringa estampado na cara dos candidatos aos cargos de prefeito e vereador.

A eleição infelizmente acabou.

Não tem mais polícia nas ruas. As viaturas sumiram!

Os camburões foram recolhidos para seus lugares de origem. Nem Polícia Militar. Nem polícia civil. Nem Polícia Federal. Nem as forças federais (Exército Brasileiro) com seus caminhões circulando para coibir abusos e dar a segurança ao pleito eleitoral.

Voltamos à vidinha de sempre, reféns da insegurança, do crime, dos assaltos, dos roubos, dos sobressaltos e da violência rural e urbana.

Voltamos a rotina diária da omissão do setor público e do mal atendimento nos hospitais da rede pública, da falta de médicos nos postos de saúde e de remédios de uso contínuo nas farmácias Básica e Popular. Continuamos insatisfeitos com o mal gerenciamento nos serviços de distribuição de água e manutenção da rede esgotos com esgotos estourados em vários locais da cidade. Os buracos nas ruas e as obras paralisadas. A demagogia, o populismo e o cinismo é a tônica de nossos políticos. Muita promessa, falácia e envolvimento mínimo com os problemas da cidade. No Pós-ressaca do período eleitoral em que nos doamos, mostramos como ser cidadão, exercitando o nosso dever, a nossa civilidade, as estatísticas nos falam de 21 assaltos contabilizados em um só dia após as eleições. Esta é a nossa realidade.

Bandido também vota. Bandido é um cidadão civil e apenas deu uma trégua para nossas autoridades no período eleitoral e para compensar os prejuízos que são muitos, voltaram a assaltar e roubar com força. E a polícia? a polícia vai fazer o que?

Fazer quase nada.

Afinal, sem equipamento e sem efetivo policial para combater a criminalidade não dá.

Calça de veludo, bumbum de fora.

Qual o legado de ser cidadão?