Lixo é também política pública (14/01/2020)

Lixo não é apenas algo que se joga fora: é educação, é saúde, é política pública. O que a gente descarta, despreza, ignora, as nossas insignificâncias... - Transformam-se em dignidade para os coletores. Profissionais Garis precisam ter seus diretos preservados, não ignorados. Lixo é comida na mesa... - A profissão de Gari é invisível, insalubre e de esforço. Nas relações de trabalho, objeto de preconceito – Nem todo mundo sonha em ser lixeiro, né?. Mas, ele é que abre caminho para que não tropecemos no que produzimos. A função do gari é dar destino final ao que sobejamos... - para que nos sobre espaço para mais futilidades. Na dinâmica da urbe, é responsável por varrer ruas, praças, parques, dentre outros locais públicos. Por isso, indispensável. Outrora apelidado de barnabé é, literalmente, servidor. Já foi marchinha de carnaval, por ser típico desse gênero musical tratar com alegria temas ásperos e adversos.

Barnabé, o funcionário

(Haroldo Barbosa e Antonio Almeida)

Quadro extranumerário

Ganha só o necessário

Pro cigarro e pro café

Quando acaba seu dinheiro

Sempre apela pro bicheiro

Pega o grupo do carneiro

Já desfaz do jacaré

O dinheiro adiantado

Todo mês é descontado

Vive sempre pendurado

Não sai desse tereré

Todo mundo fala fala

Do salário do operário

Ninguém lembra o solitário

Funcionário Barnabé

Ai Ai Barnabé

Ai Ai funcionário letra É

Ai Ai Barnabé

Todo mundo anda de bonde

Só você é que anda a pé…

A indiferença só contribui para que os coletores que já convivem com a vergonha e a humilhação, além de outros sofrimentos psíquicos, sintam-se indignos no exercício da profissão. - E não é demais lembrar Sr. Prefeito que, doutores ou não, necessitamos uns dos outros.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 14/01/2020
Reeditado em 11/07/2024
Código do texto: T6842057
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.