“DECUS IN LABORE” - Livraria Lello (1906)

Amor à primeira vista! Foi o que senti quando nos conhecemos, em uma pequena livraria (Sebo). Chamou-me a atenção pelo seu porte clássico; a cor de sua capa verde claro, com desenhos em alto relevo do perfil do escritor, com as letras escritas em dourado: Eça de Queiroz, “A Capital”, LeLo & Irmão. Emocionada, com cuidado abri suas páginas, o livro foi impresso na cidade do Porto, Portugal em 1925.

Tinha em minhas mãos, não apenas um livro antigo, mas sim, inúmeras cenas importantes da Literatura Portuguesa e retratos de sua maravilhosa cultura descritos em palavras. Quanto à frase, “Decus in Labore” (Dedicação no Trabalho) está presente na terceira página do exemplar, e também num magnífico vitral existente no centro da Livraria Lello, inaugurada em 1906.

Além de patrimônio nacional é considerada uma das mais belas do mundo, por sua fachada em "Art nouveau", pelas estantes Neogóticas.

Existem cerca de 120 mil títulos diferentes, em diversas Línguas.

Imagino como seria admirar e subir sua escadaria vermelha em espiral, como se cada degrau fosse um livro, um portal mágico que me levasse a desvendar um mundo maravilhoso de poesias, contos, romances... Então, sentiria a presença suave, quase transparente dos escritores passeando pelas páginas dos livros.

By Vanice Zimerman (BVIWtecendoletras)

02/04 2011

****

"A Livraria Lello, uma das livrarias mais emblemáticas do país e do mundo, nasceu em 1906 no número 144 da Rua das Carmelitas, assente na arquitectura neogótica, forrada a madeira talhada, com colunas douradas e tectos ornamentados."

https://www.timeout.pt/porto/pt/noticias/a-livraria-lello-faz-114-anos-e-quer-celebrar-consigo-010720