A efemeridade e a frieza

Uma pessoa pode subir na vida. Muito louvável!

Uma pessoa pode fazer viagens internacionais, falar idiomas, casar, mudar sua estraficação, fazer novos amigos, ter os amigos que lhe convêm, estudar, fazer advocacia, odontologia e outras profissões consideradas nobres. Embora, no meu entendimento, todas as profissões sejam nobres, desde que a honestidade seja a primazia da vida de uma pessoa.

Não podemos esquecer que o carroceiro e o burro carregou muita mercadoria para muita gente que hoje finge não os ver. Carroça e burro não são uma boa combinação para o vaidoso.

Quando a gente fala em honestidade, ser honesto não é tão somente tirar proveito das pessoas circundantes dos nossos passos. Ser honesto é ter em mente que o passado, às vezes, sempre bate à nossa porta. Ser honesto é também ser educado. Ser honesto é quando preocupamos com uma pessoa e não estamos pedindo nada. Estamos levando alento, informação e outros detalhes que não importam aqui enumerar.

Ser honesto é ser feliz. É não desprezar o mais humilde,

Ah! o egoísmo. Chaga da humanidade! De todos aqueles que vão para os sete palmos abaixo da terra.

Santo Agostinho já dizia: "O egoísmo é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios".

Ser egoísta para quê? Ter medo do que? Ter vaidade do que?

Somos efêmeros! Somos viajantes! Somos passageiros! Para onde vamos não levamos o dinheiro, a posição social, o carro do ano, as vicissitudes! Levamos o pecado e o bendito egoismo!

Jane Austen já dizia: "A vaidade e o egoismo são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos, mais com a opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade, com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós".

Muito lúcido. A conquista é a vaidade! Mas não se pode esquecer que existe o pecado e o pecador. Que existe o mestre e o discípulo! Que existe o certo e o errado! Que existe a vida e a morte! E vamos todos para o mesmo poço.

Esqueci neste meu discurso de perguntar: Para onde que vamos mesmo? Alguém de nível superior poderá me dizer?

Eu sinceramente não sei. Só sei que a frieza devora a si mesma.

Silvania Mendonça
Enviado por Silvania Mendonça em 13/01/2020
Código do texto: T6840816
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.