UMA REFLEXÃO SOBRE SÓCRATES
Assistindo o filme Sócrates no youtube em um determinado trecho do filme parei para refletir, fazendo uso facilitador de parar o filme e logo em seguida escrevia os diálogos entre Sócrates e seus discípulos. Vou colocar aqui os diálogos em seguida vou tentar entender a dimensão do pensamento do grande filósofo grego. Para quem não se lembra, a discussão filosófica tem como ponto de partida e todo seu enredo quando do domínio de Esparta sobre Atenas.
"- Há pouco falando de Crístias e de outros tiranos...você usou a palavra loucura, mas eles não são loucos, são criminosos.
-Sócrates: É a mesma coisa.Não conhece a canção que diz que o bem maior é em primeiro lugar, a saúde ,depois a beleza e depois ser rico? A maior felicidade é ser justo.É um bem tão grande que os que praticam o mal são loucos por isso.
-Mas é uma loucura da qual tiram proveito.
-Sócrates- Que proveito? Da riqueza? O poder sobre os outros homens? Quando perderem o poder,o que lhes sobrará? A lembrança dos crimes que cometeram.E o que mais? O desconhecimento do bem? Uma ignorância que só a ilusão do poder escondeu dos olhos deles. E qual a razão dos seus crimes a não ser a ignorância do bem que os mantem em estado de ânsia perpetua? Na realidade os poderosos têm força e a exercitam só porque são fracos. E sua fraqueza advém do medo que os dominam. Vêem-se sempre cercados por inimigos, e essa não é, por acaso uma loucura?(...)"
Interessante os argumentos de Sócrates, mas na minha percepção ele peca pelo idealismo. Os tiranos, os ditadores, os opressores, os exploradores, os canalhas não têm essa esse sentimento de culpa. Sócrates, segundo minha visão analisou esses tiranos do ponto de vista dos seus valores, da sua realidade, da forma como ele entendia o mundo. Já tive a oportunidade de relatar em um dos meus escritos, quantos ditadores partiram para outra dimensão certos que estavam fazendo o melhor para o seu povo?
"Quando perderem o poder, o que lhes sobrará? A lembrança dos seus crimes(...) Sinceramente , nesta passa do diálogo enxerguei uma ingenuidade do mestre Sócrates. Essas pessoas não tem espaço para guardar , nutrir valores , valores esses que nós por nosso jeito de ser, de não entender que prejudicar o outro é algo que vai contra os nossos princípios. Esses indivíduos têm princípios? Quais eram os princípios de Hitler,Mussolini , Pinochet , Idi Amin, pessoas que fazem tráfico de mulheres, crianças , vão ficar pensando depois no mal que cometeram?
Esse pensamento de Sócrates é repetido nos dias atuais de várias formas, mostrando o quanto o arrependimento, o mal em si é danoso.Repito, para nós para nós, e não os citados ,que já se foram e dos que continuam cometendo.