FÉRIAS.

Finalmente, férias…

Minha impressão é de que nunca chegaria esse bendito e tão esperado descanso prolongado, depois de intermináveis horas de trabalho, dias infinitos, semanas que nunca terminavam, parecia até que os dias estavam sempre se repetindo em um círculo infinito. Mas, o tempo… O tempo nunca para, ele passou… Lentamente confesso, e, finalmente, chegou à tão sonhada férias. São sempre assim caríssimos leitores, o primeiro ano em uma nova empresa é sempre o mais difícil, foi assim na primeira empresa em que trabalhei, por onde figurei longos quinze anos. Lembro-me de que o primeiro ano naquela empresa pareceu uma eternidade, já os demais, nem os notei.

Até que, veio os dias ruins.

(Demissão)

"Senhor Tiago, você está sendo desligado da empresa, por favor, queira nos acompanhar". Depois do meu desligamento sumário daquela empresa, o chão desapareceu debaixo de meus pés. Foram anos parados, disponível no mercado de trabalho como se diz por aí sem nunca ser chamado. Certo dia, raiou uma luz no fim do túnel, conseguindo uma recolocação no mercado de trabalho tempos depois, balcão de açougue de um hipermercado - e como o tempo passa (lentamente) - um ano e quatro meses depois, 'finalmente', férias.

A pergunta foi inevitavelmente logo no primeiro dia em casa.

O que fazer agora?

Vejam só que coisa engraçada, lógico que a resposta parece óbvia e fácil, mas não é, cabe uma reflexão rápida aqui… Quando estamos trabalhando, não vemos a hora de chegar as férias, sonhamos com ela, fazemos planos e mais planos para ela, "Nessas férias vou fazer isso e aquilo outro, ir para não sei onde, etc,etc…", e quando então chega o período de descanso tão merecido… Aí acontece algo mágico, que na maioria das vezes de primeira irrita nossas esposas, logo nos vemos na ociosidade do sofá da sala, pés esticados na poltrona, controle remoto em uma das mãos, celular na outra. Muda-se os canais de forma aleatória, curte e compartilha mensagens nas redes sociais, levanta-se e vai à cozinha, comer a primeira besteira que está dando sopa no armário, pronto… Retorna-se ao conforto do sofá, TV, controle, conforto, bronca da esposa, é o ciclo viciante das férias, que talvez perdurará por toda vida de qualquer trabalhador.

É claro que, eu poderia estar viajando, fazendo o que planejei, mas, como a grana ficou curta, algumas dívidas aqui e acolá, vou ter que adiar o plano principal e adotar o secundário. Prometo, à mim mesmo, fazer o esforço de pelo menos sair do ciclo vicioso da ociosidade e do sedentarismo do sofá. Ainda é o começo das férias, muitas coisas boas virão nesses próximos dias, pelo menos assim espero ansiosamente. Caso eu consiga fazer metades das coisas 'secundárias' que pretendo, será um bom começo.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 12/01/2020
Reeditado em 12/01/2020
Código do texto: T6839941
Classificação de conteúdo: seguro