QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA; 2 e 3.

Deixemos a história responder a esta pergunta.Vamos, então, com coragem e confiança perseguir os nossos próprios princípios Federais e Republicanos, o nosso apego à União e ao governo representativo. Felizmente separados pela natureza, e um vasto oceano, da destruição exterminadora de um quarto do globo; demasiado orgulhosos para aceitar qualquer humilhação por parte doutros, ocupando um país escolhido, com espaço suficiente para os nossos descendentes até à milionésima geração; tendo em consideração o nosso direito ao uso das nossas próprias faculdades, para o desenvolvimento da nossa própria indústria, para honrar a confiança dos nossos concidadãos, resultante não de nascença, mas das nossas ações e do sentido que elas têm; iluminados por uma religião benigna, professada de fato, e praticada de várias formas, todas elas incutindo a honestidade, a verdade, a temperança, a gratidão e o amor do homem; reconhecendo e adorando uma Providência dominante, que por todas as suas dádivas prova que se deleita na felicidade do homem aqui e na sua maior felicidade posteriormente - com todas essas bênçãos, o que mais é necessário para nos fazer um povo feliz e próspero? Mais uma coisa, concidadãos – um governo sábio e frugal, que deve impedir os homens de se atacar mutuamente, deve deixá-los livres de regular as suas próprias atividades de trabalho e desenvolvimento, não devendo tirar da boca do trabalho o pão que se ganhou. Esta é a regra de um bom governo, e isto é necessário para fechar o círculo da nossa felicidade.

Quase a entrar, concidadãos, no exercício das funções que compreendem tudo o que nos é caro e valioso, é bom que saibam o que eu considero serem os princípios essenciais do nosso Governo, e, consequentemente, aqueles que devem moldar a Administração. Mantê-los-ei nas estreitas margens que terão de aceitar, definindo o princípio geral, mas não todas as suas limitações. Justiça igual e exata para todos os homens, de qualquer estado ou persuasão, religiosa ou política; paz, comércio e amizade honesta com todas as nações, não nos enredando em alianças com nenhuma; apoio aos governos estaduais em todos os seus direitos, consideradas as administrações mais competentes para as nossas preocupações domésticas e os baluartes mais seguros contra as tendências anti-republicanas, a preservação do Governo Geral em todo o seu vigor constitucional, considerado a principal âncora da nossa paz interna e segurança externa; preocupação clara com o direito de eleição pelo povo – uma correção suave e clara dos abusos que são realizados pela espada de uma revolução onde os remédios pacíficos não são possíveis; aceitação absoluta das decisões da maioria, o princípio vital das repúblicas, a partir da qual não há recurso, senão pela força, o princípio vital e imediato do despotismo; a nossa melhor esperança na paz e nos primeiros momentos da guerra, até que tropas regulares possam aliviá-las; a supremacia da autoridade civil sobre a militar; economia na despesa pública; que o trabalho pode ser levemente sobrecarregada; o pagamento honesto das nossas dívidas e preservação reverente da fé pública; incentivo da agricultura e do comércio como sua subserviente; difusão da informação e da acusação de todos os abusos no tribunal da razão pública; liberdade de religião, liberdade de imprensa e liberdade da pessoa humana sob a proteção do habeas corpus, e julgamento por júris selecionados imparcialmente. Estes princípios formam a constelação brilhante que nos foram apresentados e guiaram os nossos passos durante uma época de revolução e reforma. A sabedoria dos nossos sábios e o sangue dos nossos heróis foram dedicados à sua realização. Devem ser o credo da nossa fé política, o texto da instrução cívica, a pedra de toque para julgar os serviços dos que confiamos, e se nos desviarmos deles em momentos de erro ou de alarme apressemo-nos a refazer os nossos passos e regressar à única estrada que conduz à paz, à liberdade e à segurança.

Thomas Jefferson's First Inaugural. Discurso inaugural do primeiro mandato de Thomas Jefferson proferido em 4 de Março de 1801.

QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA. 3.

Preparo-me, portanto, concidadãos, para o posto que me atribuíram. Com experiência suficiente em postos subalternos para perceber as dificuldades do maior deles todos, apercebo-me que os homens imperfeitos raramente sairão desta função com a reputação e a aceitação que o fizeram chegar a ele. Sem pretensão à grande confiança que depositas-te na nossa primeira e mais importante personagem revolucionária, cujos serviços proeminentes lhe dão direito ao primeiro lugar no amor do seu país e lhe destinaram a mais bela página no volume da história verdadeira, só peço tanta confiança como a que pode dar a firmeza e o trabalho na correta administração dos vossos negócios. Errarei muitas vezes por defeito de julgamento. Quando estiver certo, muitas vezes serei acusado de estar errado por aqueles cuja posição não lhes dá uma visão geral. Peço a vossa compreensão para meus próprios erros, que nunca serão intencionais, e o vosso apoio contra os erros dos outros, que poderão condenar o que não fariam se vissem todas as suas partes. A aprovação que implica o vosso sufrágio é um grande consolo para mim pelo passado, e a minha preocupação no futuro será manter a boa opinião dos que me honraram com antecedência, para conciliar a doutros, fazendo-lhes todo o bem ao meu alcance e para ser um instrumento para a felicidade e a liberdade de todos.

Baseando-se, então, no patrocínio da vossa boa vontade, avanço obedientemente para o trabalho, pronto para me retirar, logo que acharem que têm uma melhor solução que estiver no vosso poder encontrar. E queira aquele Poder Infinito que rege os destinos do universo dirigir os nossos conselhos para o que é melhor, e dar-lhes uma conclusão favorável para a vossa paz e prosperidade.

Thomas Jefferson's First Inaugural . Discurso inaugural do primeiro mandato de Thomas Jefferson proferido em 4 de Março de 1801

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 12/01/2020
Reeditado em 12/01/2020
Código do texto: T6839772
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.