QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA; 1.

"Durante o debate de opinião por que passamos, o entusiasmo dos debates e dos meios tem mostrado, por vezes, uma forma que poderá impressionar pessoas pouco habituadas a pensar livremente ou a falar e a escrever o que pensam, mas tendo isto sido decidido pela voz da Nação, e anunciado de acordo com as regras da Constituição, todos irão, naturalmente, organizar-se de acordo com a vontade da lei e unir-se, num esforço comum, para o bem comum. Todos, também, terão em mente este princípio sagrado, que, embora a vontade da maioria é a que prevalece em todos os casos, para que esta vontade seja legítima deve ser razoável; que a minoria possui direitos iguais, que a igualdade perante a lei deve proteger, e que a violar seria opressão. Vamos, então, concidadãos, unir-nos num só coração e numa só mente. Vamos restaurar na sociedade aquela harmonia e afeto, sem a qual a liberdade e até mesmo a própria vida se tornam coisas tristes. E reflitamos sobre, que tendo banido da nossa terra a intolerância religiosa devido à qual a humanidade tanto sangrou e sofreu, que pouco teremos ganho ainda se aceitarmos a intolerância política como despótica, e tão terrível e capaz de perseguições tão amargas e sangrentas. Durante os espasmos e convulsões do Mundo Antigo, durante os espasmos e a agonia do homem enfurecido, procurando através do sangue e da carnificina a liberdade há muito perdida, não foi maravilhoso ver a agitação das ondas a chegar a esta terra distante e pacífica; que estas foram sentidas e temidas mais por uns e menos por outros, dividindo as opiniões quanto às medidas de segurança. Mas as diferenças de opinião não são diferenças de princípio. Temos chamado de maneiras diferentes coisas do mesmo gênero. Somos todos republicanos, somos todos federalistas. Se há alguém entre nós que gostaria de dissolver a União ou alterar a sua forma republicana, deixá-los ficar sossegados, como monumentos à segurança com que o erro de opinião pode ser tolerado, já que a razão é livre de o combater. Eu sei, de fato, que alguns homens de boa fé temem que um governo republicano não possa ser forte, que este Governo não é suficientemente forte, mas o patriota sincero, nesta experiência claramente bem sucedida, poderá abandonar um governo que até agora nos manteve livres e firmes, com base no medo, teórico e visionário, de que a este Governo, a melhor esperança do mundo, pode, possivelmente, faltar-lhe a energia para se manter? Espero que não. Ao contrário, acredito que este é o mais forte Governo sobre a terra. Acredito que é o único onde cada homem, a convite da lei, voaria em defesa da lei, e faria face aos ataques à ordem pública como uma preocupação sua. Às vezes, é dito que o homem não pode ser confiado com o seu próprio governo. Pode ser, então, confiado com o governo dos outros? Ou teremos encontrado anjos em forma de reis para o governar?

Thomas Jefferson's First Inaugural . Discurso inaugural do primeiro mandato de Thomas Jefferson proferido em 4 de Março de 1801

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 12/01/2020
Código do texto: T6839769
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.