BÚZIOS, PÉROLA DO MUNDO.

Conheço várias cidades “intra muros” que contam incríveis histórias, mas antes de tudo são belas, aconchegantes, singulares, maximamente visitadas pelo turismo mundial. Entre elas Riquewir, na capital da Alsácia.

Riquewihr e Ribeauvillé, são duas jóias medievais maravilhosas. É uma das rotas do vinho na Europa.

Saint Paul de Vence está nos arredores de Nice, colada em Cannes,

cravada sobre montanhas, desenhada por labirinto de pequenas ruas com charmosas casas de pedra, ocupadas por galerias de arte, brechós e restaurantes.

Saint Paul de Vence, cidade encantadora, na Côte D’Azur, 40 quilômetros separa Saint Paul de quem está em Nice. Mas vale à pena dormir em Vence pelo menos uma noite. Foi o que fiz em uma das viagens cortando a Europa de carro.

Carcassonne, com sua fantástica história de disputas por sua posse na idade média, mostra a sutileza de Madame Carca, que marcou sua existência nas guerras por sua posse. É um ponto alto em meio à beleza discreta de Languedoc-Roussillon, região mais meridional da França.

Nenhuma delas, embora sedutoras e carismáticas, têm o charme de Búzios. A característica somente de preservar arquiteturas originais, guardado o tempo, lógico. Por isso, sedução, encantamento, alegria e carisma fazem-na ser visitada por turistas de todo o mundo, se ouvindo nas praias e no centro da cidadela, línguas de todos os países.

Meu cantinho, João Fernandes, que usufruo nesta época, é um pedaço do céu, pode-se dizer, que é uma sucursal da Argentina. Daqui esqueço o mundo. Nada como tomar um espumante na vista da amplidão da Praia de João Fernandes. Fico um pouco egoísta em minhas reflexões. Quero o pensamento voando na amplidão do azul; preguiçoso. Muitos desses argentinos foram para lá morar e se estabeleceram com comércio e restaurantes. Uma churrascaria da Rua das Pedras, famosa por qualidade, de propriedade de um argentino,e quando lhe disse que na Argentina não se come um “bife de chorizo” como alí, falou que era por que ele importava toda a carne boa de lá. Parece ser verdade, fui uma vez a Argentina para nunca mais voltar. Péssimo lugar sem nada para ver.

A pérola do mundo, Búzios, cuja modificação assisto desde a juventude - quando o "must" era Cabo Frio, hoje cosmopolita - sem alteração de suas ofertas da natureza, hoje enriquecidas de bom gosto e sofisticação. Deixou de ser um arraial para ser um recanto de apurado gosto, onde a alegria toma conta do espirito, e desfila sem cessar sua juventude dourada, inundando de beleza as praias, onde todos os tempos se encontram em infindável abraço. Sem dúvida um pedaço do paraíso.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 08/01/2020
Reeditado em 08/01/2020
Código do texto: T6837042
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.