Dependentes químicos são criminosos ou doentes?* (06/01/2020)

As drogas são toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. A maioria delas são produzidas a partir de plantas, a exemplo da Maconha. Outras são fabricadas em laboratórios, como o Ecstasy e o LSD. Mas, a mais devastadora delas, parece ser mesmo o crack: uma mistura de pasta de coca ou cloridrato de cocaína com bicarbonato de sódio.

Faço um recorte, para o noticiário policial de nossos dias: “Um crime bárbaro foi registrado na tarde do último domingo (5), na rua das dores, em Sobral, interior do Ceará. O filho assassinou a própria mãe com uma facada na garganta. O motivo? Ela não lhe deu dinheiro para comprar drogas. Após o crime, o acusado foi conduzido à delegacia regional, onde foi autuado em flagrante por feminicídio”.

Estima-se que o número de usuários de crack, hoje, no Brasil ultrapassa 1,2 milhão. Há quem diga que essas pessoas, muitas vezes, agem como psicopatas, porque não têm a parte pensante do cérebro ativa. A organização mundial de saúde (OMS), classifica o uso de drogas como um transtorno mental.

O uso indiscriminado é causa também do aumento dos homicídios, roubos e sequestros em todo o país. Para alimentar o vício, o usuário: furta, rouba e mata. Quantas pessoas, assim como José Eduardo Dias Menezes, de 21 anos, em função da dependência química, não já cometeram algum tipo de crime?

Dependentes químicos são criminosos ou doentes? Não existe uma resposta unânime para tal indagação, isso porque grande parte da sociedade civil e jurídica toma os usuários de drogas como criminosos, enquanto especialistas consideram este um assunto de saúde pública.

O filho pergunta a mãe: mãe? O que mais lhe alegra em mim? E a mãe diz rapidamente: - É ver você crescer!! O filho, então, insiste: e o que mais lhe entristece em mim? A mãe, sem sorrir, responde: - É ver você crescer!

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 07/01/2020
Reeditado em 08/01/2020
Código do texto: T6836563
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.