OS SERTÕES, EUCLIDES DA CUNHA

" ...Fechemos este livro.

Canudos não se rendeu.

Exemplo único em toda História,resistiu até ao esgotamento completo."...

(Página 463)

***

..."Vimos como quem vinga uma montanha altíssima.No alto, a par de uma perspectiva maior, a vertigem..."...

(Página 463)

***

...Uma megera assustadora, bruxa rebarbativa e magra - a velha mais hedionda talvez destes sertões - a única que alevantava a cabeça espalhando sobre os espectadores,como faúlhas, olhares ameaçadores:

e nervosa e agitante, ágil apesar da idade, tendo sobre as espáduas de todo despidas, emaranhados, os cabelos brancos e cheios de terra, - rompia em andar sacudido, pelos grupos miserandos, atraindo a atenção geral.

Tinha nos braços finos uma menina, neta, bisneta, tataraneta, talvez. E essa criança horrorizava. A sua face esquerda fora arrancada, havia tempos, por um estilhaço de granada; de sorte que os ossos dos maxilares se destacavam alvíssimos, entre os bordos vermelhos da ferida já cicatrizada...A face direita sorria.

E era apavorante aquele riso incompleto e dolorosíssimo aformoseando uma face e extinguindo-se repentinamente na outra, no vácuo de um *gilvaz."...

(Páginas 460/461)

*(ferimento).

***

Transcrito de: Euclides da Cunha, Os Sertões.

Biblioteca Básica Brasileira

27@ Edição, 1963

***

Euclides da Cunha escreveu duro, como é o sertão.

Até a beleza, a feiura, a singeleza e rudeza das paragens e das pessoas são por ele, matematicamente entrançadas e calculadas nas interações entre si.

Quem dera, nós pedíssemos perdão ao passado, escrevêssemos todos com respeito, História com H, lutássemos por nossas riquezas, minerais, industriais, agro-pecuárias, comerciais, morais, cívicas, financeiras e as honrássemos todos com dignidade, ofereceríamos aos brasileirinhos um belo futuro, uma linda e relevante História de Amor à Pátria.

Robertson

Robertson
Enviado por Robertson em 05/01/2020
Reeditado em 05/01/2020
Código do texto: T6835225
Classificação de conteúdo: seguro