2019 ou 2020: quando termina realmente esta década?
Terminamos uma década e iniciamos outra?
A Real Academia Espanhola que tutela a língua oficial castelhana, similar à nossa Academia Brasileira de Letras, quis esclarecer a questão à sua moda.A década termina em 2019? A próxima década começa dia 1º de janeiro de 2020 ou 2021? Isso é antigo debate.
Para a Real Academia Espanhola a década começará em 2021 porque "cada década começa em um ano acabado em 1 e termina em um ano acabado em 0".
Para a entidade a primeira década do século 21 inicia em 2001 a 2010; a segunda, de 2011 a 2020. A RAE diz interligar-se com explicação matemática. "A RAE deixa bastante claro que é uma questão matemática. A década não começa com o ano 0. Começa a contar a partir do ano 1", diz à BBC Eugenio Manuel Fernández Aguilar, físico espanhol.
Os vocábulos decênio e década também entronizam dúvidas. Dois vocábulos que significam "período de 10 anos ininterruptos", consecutivos, decênio se usa para designar o período de 10 anos entre quaisquer dois anos. "Decênios são 10 anos e podemos começar onde quisermos", destaca o físico Fernández. Década designa espaço temporal de 10 anos que indica cada uma das dezenas do século; ano 10, 20, 30 etc.
Mas sinalizamos anos 20, anos 80, em nossas locuções. Isso dá a noção de início em 1920 ou 1980, ou 2020. "Mas aqui não estamos nos referindo à década, mas a um decênio. Decênio e década não são a mesma coisa", diz Fernández.
Na realidade o que é oficialmente uma década? Perguntamos nós.
A autoridade pertence à Organização Internacional de Padronização (ISO, na sigla em inglês) e suas regras sobre tempo e data.
“Cabe esclarecer que no mundo ocidental o calendário gregoriano é utilizado (que o papa Gregório 13 colocou em prática em 1582 e foi posteriormente adotado por muitos países). Isso significa que um ano, como 2019, está dividido em 12 meses, que por sua vez contêm um total de 365 dias - com exceção dos anos bissextos.E o fato concreto é que, quando se começa a contar, não existe o ano 0 no calendário gregoriano.”
Pela “ISO 8601”, a norma internacional para representação de data e hora emitida pela Organização Internacional para Padronização, é utilizado o sistema astronômico de numeração do ano calendário. Isso quer dizer que o ano 0 corresponde ao 1 (antes de Cristo) do calendário gregoriano, e o ano 1 corresponde a 1 (depois de Cristo).
Então, "segundo a ISO, a década se define como 10 anos a partir de um ano em que o número pode ser completamente divisível por 10", explica Ronald Tse, um dos editores da norma ISO 8601.
"Isso significa que do ano 0 ao ano 9 é uma década, do ano 10 ao 19 é uma década e do ano 2010 ao 2019 é uma década", diz Tse, por e-mail.
Portanto, chega-se a que para a ISO, o ano 2020 é o começo de uma nova década.Para mim também.
Ao ser consultado sobre a contradição entre as definições da década da RAE e da ISO, o especialista opina que "não há um vínculo necessário entre a década do ano gregoriano com a década do ano ISO 8601".
"Há muitas definições de década, linguisticamente, matematicamente e em geral culturalmente, mas a ISO 8601 utiliza uma definição única para a década, que é uma em que o primeiro ano da década é 0, e o último ano da década é 9", enfatiza Tse.
"Há dez anos, passamos pela mesma coisa. Quem celebra o fim da década está errado", diz o físico Fernández.
O fim de uma década "é quando termina 2020, não quando começa", resume.
Assim, a definição depende do que cada um prefere adotar, acresce. Não acho assim, a norma é gregoriana. E a ISO dá os parâmetros.
A ISO 8601 é uma norma internacional para representação de data e hora emitida pela Organização Internacional para Padronização (International Organization for Standardization, ISO). Especificamente esta norma define: “Elementos de dados e formatos de intercâmbio para representação e manipulação de datas e horas”.
O objetivo primordial da norma é criar um método bem definido e sem ambiguidades para representar datas e tempo, evitando equívocos. Há influência inclusive em termos de ano civil e repercussão documental em direitos como contratos e prazos existindo coincidência do que se chama termo final e inicial de obrigações.
Que seja de muita felicidade para a humanidade a nova década.