CICLOS DE UMA DÉCADA

Esta virada é diferente porque representa não só o fim de um ano, mas de uma década, na qual vivi muitas experiências, em grande parte felizes, que me marcaram positivamente (com exceção, grande exceção, de uma). Tempo de muito aprendizado, novas amizades, novas experiências, reencontros e descobertas. No meu ritmo, medindo meu sucesso pela minha régua, o saldo foi positivo demais.

Numa síntese, decidi registrar momentos felizes, começando pelo ano de 2010 quando, logo no início, reencontrei Régi, namoradinho da adolescência, e a partir daí vivemos uma intensa história de amor. No mesmo ano comecei a publicar aqui, no Recanto (sigo até hoje e amo!). Foi também em 2010 que, após 17 anos fora da escola, fiz o ENEM e garanti meu ingresso na UFC, no curso de Letras Espanhol.

No ano seguinte, outros tantos momentos memoráveis: início do curso superior; seleção do meu nanoconto como vencedor do Concurso Cultural Dia dos Namorados (North Shopping Fortaleza); Formatura da Marina, minha caçula, Doutora do ABC; festa de 15 anos da Gabriela, minha primogênita; produção do meu primeiro livro, “Espelhos”, graças ao apoio do SESI, onde trabalhava à época.

Em 2012, mais conquistas: lançamento do meu livro (no SESI e no Liceu de Caucaia). Participação da X Bienal Internacional do Livro do Ceará como uma das autoras do livro “Encontrei quando menos procurava”, com o texto “Flores do sertão baiano”. Reencontro com amigos do ensino médio (permanecemos nos comunicando via grupo no whatsapp). Participação na “Oficina de textos: a arte e o prazer de escrever”, integrando o “Círculo de Escritores do Ceará”.

Nos anos de 2013 e 2014, mais alegrias: passei a atuar na Secretaria Municipal da Educação (SME) como revisora de textos (realização profissional!); outra vez fui vencedora de Concurso Cultural do North Shopping, com o tema Dia do Trabalhador; comecei o curso de Espanhol no Núcleo de Línguas Estrangeiras da UECE (NLE/UECE); e foi nesse período que vivi a melhor fase da minha história com Régi.

Em 2015, ano seguinte, aprovei na seleção do Núcleo de Línguas e comecei a dar aulas para alunos do Espanhol, um sonho! Em 2016 ministrei, ainda, o Curso Básico de Espanhol para colegas de trabalho na SME; atuei como Instrutora de Mesários, a serviço do TRE; no mesmo ano defendi meu TCC, colando grau no início de 2017 (finalmente professora!). Em seguida ingressei na Especialização em Tradução Audiovisual Acessível/Legendagem para surdos e ensurdecidos (UECE) e em 2018 na Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras (UFC). Foi nesse ano que registrei meu segundo livro, “Ciclos”, na Biblioteca Nacional, hoje pronto para publicação.

Fechando a década, 2019, uma infinidade de bênçãos: participação na XIII Bienal do Livro, num bate-papo com alunos da EJA da rede municipal sobre minha experiência com a escrita e o encantamento com o universo leitor (nesse último ano li muito, sou uma leitora em construção); aprovação para o Mestrado em Linguística Aplicada da UECE; aprovação no concurso da SEDUC para professora de Espanhol, para citar tantas bênçãos deste ano.

A palavra de hoje não poderia ser outra: GRATIDÃO!

Maria Celça
Enviado por Maria Celça em 31/12/2019
Código do texto: T6831296
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.