A vida é mais que isso...

Li a seguinte frase em um post no Instagram: “A vida adulta é onde os sonhos morrem. Cresça, arrume um emprego, vire um robô. É isso. ”

Confesso que essa afirmação me fez ficar bem reflexiva. Afinal, será que a vida adulta tem que ser o cemitério dos nossos sonhos e esperanças e apenas uma projeção de vida mecanizada e de comercial de margarina, com um lampejo incansável de felicidade?

A vida adulta ou simplesmente a vida não precisa ser só isso. Sei que não precisa, mas é o que tem sido a maior parte do tempo, não só para mim, como para todos nós, jovens adultos, introduzidos no mundo já pré-moldado com tudo que devemos almejar para ser feliz.

Afirmar que isso é imposto, que não temos escolha, é de uma vitimização hipócrita. A culpa também é nossa. Estamos tão acostumados a ouvir discursos prontos, na verdade, ansiamos por motivações, esperanças e promessas de felicidade, que nos acomodamos ao nosso lugar dentro da caixinha. Sentimos medo de sermos quem somos quando ninguém está vendo. Temos medo de arriscarmos algo que nem temos – a felicidade – por não acreditarmos em nossos sonhos, porque isso é loucura. Desejar algo próprio e diferente daquilo que foi imposto – pela educação, religião, sociedade – nos aterroriza. São muitos “e se”.

O que devemos ter em mente é que a vida passa e quando envelhecermos, daremos conta que passamos a vida negando o que queríamos verdadeiramente para saciar o que nos foi ordenado.

Estamos imersos nos achismos: “Eu preciso fazer isso para ser feliz”; “devo fazer isso para me sair bem, não posso fazer o que quero”; “devo seguir tal caminho, em linha reta, que futuramente serei feliz”; “preciso focar no hoje para colher amanhã”. Nunca alimentamos nossas vontades. Creio eu, que muitas vezes, nem sabemos quais são elas. Estamos muito focados em obtermos sucesso, dinheiro, reconhecimento. Fazer algo singelo não serve. Apenas aquilo que alimenta o ego.

Deixar fluir aquilo que realmente nos dar prazer, nos levar ao êxtase, parecerá uma grande loucura. Contudo, a vida é uma velha louca que ri daqueles que não se arriscam, que se trancam suas redomas com medo de ser autêntico, por medo de decepcionar o círculo social a que estava inserido.

A vida é mágica! É muito mais que ter controle de tudo, apostar em felicidade futura. Sejamos felizes hoje. Vivamos nossos sonhos, por mais loucos que sejam, intensamente. Será isso que nos acalentará na velhice, o que vale a pena ser escrito na lápide. A vida é uma montanha-russa: viva todos os altos e baixos e sinta o frio bom na barriga.

Belinda Oliver
Enviado por Belinda Oliver em 30/12/2019
Código do texto: T6830610
Classificação de conteúdo: seguro