A Última crônica do ano...

Mais um ano passou, na bagagem, trago os acúmulos de um 2019 desafiador. Uma pesada tralha repleta de diversidades, algumas boas, outras porém, bem ruins, tudo fazendo parte da mesma caminhada longa e árdua. O ano foi realmente diferenciado, nem totalmente bom, nem totalmente ruim, muito equilibrado na balança da vida. Ventos fortíssimos me alcançou em seu decurso, balançando as estruturas, pela bondade e misericórdia do altíssimo, ainda estou de pé. A vida tem seus altos e baixos, experimentei essa verdade bem de perto, digamos, face a face, pois este foi, um ano de altos… Nem tão altos, mas, de baixos bem baixos.

Este foi um ano de muito trabalho.

Nunca trabalhei tanto, sou balconista, trabalho com o público todos os dias, intermináveis horas. Quem trabalha, ou, já trabalhou com o público sabe bem do que estou falando, não é nada fácil lidar com pessoas, mas, há momentos inesquecíveis, pessoas maravilhosas que marcam nossas vidas. Confesso que, aprendi muito. No início do ano eu estava temeroso, cheio de dúvidas e incertezas corroendo minha mente, possibilidades muito negativas, entretanto, no decurso dos dias, vencendo-os um por vez, fui percebendo que a arte da luta se aperfeiçoa lutando. Sou grato pelo ano de trabalho e por cada amigo de labuta diária.

Esse foi um ano de muita escrita.

Escrevi como nunca, de tudo um pouco. Engrossei minha página principal no Wattpad, ( Macedo Pena ), adicionei livros, reescrevi outros, e ainda não terminei tudo, nesta página estou com quinze livros. Criei outra página, uma secundária, no Wattpad beta, com meu pseudônimo, ( Alberto Lispector ), por lá, já estou com quatro livros. E como se não bastasse, criei uma terceira página na plataforma do Spirit, com outro pseudônimo, ( Lu Batiliere ), por lá estou com um livro. Tenho outros livros na gaveta, apenas aguardando para serem direcionados a uma das minhas personalidades literárias, por assim dizer.

Esse foi um ano de muitas leituras.

Gosto de ler, é uma paixão, uma doença, um terrível e maravilhoso privilégio me acompanha desde que aprendi as primeiras letras. Foram muitos livros espectaculares. Eis aí a lista:

* Psicologicamente volátil.

Letícia Oliveira Dias. ( Wattpad ) poesia.

* A revolução da formigas.

Bernard Werber. ( livro Físico ).

* Viver em paz para morrer em paz.

Mário Sérgio Cortella. ( livro Físico ).

* Cavalo de tróia 2. Massada.

JJ. Benitez. ( livro Físico )

* Eram os deus astronautas?

Erick Von Daniken.

( livro Físico )

* A sabedoria nossa de cada dia.

Augusto Curi.

( Wattpad ).

* Codinome teu.

Lola Burk.

( Wattpad ).

* O mundo de Sofia.

Jostein Gaarden.

( livro Físico )

* Ágatha Christie.

À captura de Cérbero.

John Curran.

( livro Físico )

* Sozinha no mundo.

Marcos Rey

( Livro físico )

* Guerra e Paz.

( Tomo 1 )

( Leon Tolstoi )

Ebook amazon.

* A mulher de trinta anos.

( Honoré de Balzac )

Livro físico.

* O outro gume da faca.

( Fernando Sabino )

Livro Físico.

* Deserto dos tártaros.

( Dino Buzatti )

Livro físico.

* Ente humanos.

O livro dos elfos.

( Elvis Andmore )

Livro eletrônico.

* Simbolos celtas.

( Matheus )

Livro eletrônico.

* Guerra e Paz.

( Tomo 2 )

( Liev Tolstoi )

Ebook amazon.

* FIM.

( Fernanda Torres ).

Livro físico.

* No Caminho de Swann.

( Marcel Proust )

Livro físico.

* Bilhetes e Girassóis ao acaso.

( Daiah Oliveira )

Livro Eletrônico.

* O Demônio está na porta.

( Daia Oliveira )

Livro Eletrônico.

Alguns desses livros são verdadeiros calhamaços, dez deles com resenhas escritas no meu blog, quase me esqueço de falar dos blogs, tenho vários, bem como, uma página no recanto das letras com variados textos.

Enfim, o ano de 2019 foi de altos e baixos, de perdas e conquistas, de aprendizado e de luta, derrotas e vitórias, de lágrimas e sorrisos. Não posso dizer que perdi mais do que ganhei, foi difícil sim, mas de muito aprendizado. Termino o ano de 2019. com essa crônica de retrospectiva, lembrando tudo de ruim, e tudo de bom, afinal, relembrar é viver, lembrar do ontem permite-se errar menos no agora e ter um amanhã melhor, e que se inicie 2020.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 29/12/2019
Código do texto: T6829686
Classificação de conteúdo: seguro