Meu tempo é importante, não posso esperar.

Houve épocas que eu era mais paciente. Ouvia sem pressa de responder. Saia sem pressa de voltar. Sentava sem pressa de levantar. Almoçava sem pressa de terminar. Saboreava, sem pressa de mastigar. Lia um livro sem pressa de acabar. Assistia um filme legal, sem pressa de saber o final. Não existia impaciência. Meu relógio era apenas enfeite. Tanto faz que hora era. Eu tinha tempo podia esperar.

Hoje os compromissos se intensificaram. Mais afazeres. Mais responsabilidades. A pressa jaz em meu cotidiano. Hoje não tenho tempo, não posso esperar.

"Espere um pouco, nosso sistema está fora de ar!" "Um momento por favor, daqui 15 minutos o pão sai!" "Estamos em horário de almoço, retornaremos já já!" "O médico ainda não chegou, aguarde um momento!" "Ainda não temos vagas, tente esperar!" "Espera um pouco, ainda não estou pronta!" Como assim?! Meu tempo é importante, não posso esperar!

Nossa existência é marcada por espera. Quando menos você imagina, lá está você de novo numa sala de espera. Seu tempo é importante? Você pode esperar?

O processo de espera é um ótimo estimulante para elevar os picos de ansiedade. Quando com pressa, a impaciência e a ansiedade se intensifica, a ponto de perdermos o senso moral crítico. Discussões, posso discutir. Eu já disse: meu tempo é importante, não posso esperar.

Impaciência e ansiedade, um mesclado de sentimentos que promove uma perturbação interior.

Esperar, um verbo tão vivo, mas tão difícil de lhe dar. Até pra preparar miojo tenho que esperar. É mais fácil, mais pratico, mas três minutos parece não passar. Meu tempo é importante, não posso esperar.

Gilliard Oliveira de Souza
Enviado por Gilliard Oliveira de Souza em 26/12/2019
Reeditado em 26/12/2019
Código do texto: T6827211
Classificação de conteúdo: seguro