UM REPENSAR

83602

Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2019

A Filosofia e os filósofos criaram, criam e criarão muitos pensamentos, teses e teorias, que abasteceram, abastecem e abastecerão a existência humana nesse planeta, por todos os tempos, até que este se mantenha inteiro e íntegro, resistindo às pesadas ações humanas que o colocam em risco diuturnamente.

É interessante pensar que, pela inteligência que o humano diz possuir, pelo menos em teoria, tudo deveria ser e estar voltado para o bem da humanidade. E sempre. Mas não é assim que acontece. Digamos que essa situação se dê meio a meio. Por isso tantas mazelas na vida cotidiana deste planeta em que vivemos.

Com todo o progresso científico e tecnológico alcançado, mesmo assim ainda não se conseguiu definir o tempo (ou a idade) da humanidade. Há citações de milhares de anos e até de bilhões de anos. Mas tudo ainda de forma razoavelmente subjetiva, sem uma definição exata.

Mas convenhamos, pelo tempo que ela já existe, teríamos que nos livrar de muita ou tanta coisa ruim que ainda nos cercam. E existe uma situação paradoxal nesse processo que nos faz dar passos para frente e, simultaneamente, outros para trás. Eis a questão.

Por quê isso, é a indagação maior. E as respostas e/ou explicações, seriam muitas, a ponto de não caber em poucas laudas. Provavelmente grande parte delas nem se justificariam. Quase sempre há distorções em quase todas as situações que se queira explicar. E também justificar.

Em primórdios, a religião conseguiu impor-se às pessoas, criando leis que buscassem balizar os maus instintos da raça. A Bíblia, por exemplo, imperou sobre grande parte da humanidade. Mas mesmo ela sofreu uma mudança radical em suas mensagens entre o Primeiro e Segundo Mandamentos. E sabemos que outras religiões existiram antes dela e muitas outras apareceram depois. E todas, de certo modo, com o mesmo balizamento moral.

Mas o mundo deu uma tremenda cambalhota. Esta de forma radical nos princípios morais. E sabemos que ele gira diuturnamente sob os aspectos científicos. Mas a primeira referência sobre tal girar, tem a ver com uma mudança radical e perigosa, além de trágica, pela qual a humanidade está passando.

E mesmo que o Cristianismo não aceite, e muito menos concorde, sua última mudança em seus conceitos, com o advento do Cristo, não está sendo obedecido, e muito menos praticado. E o mundo vai caindo num abismo abissal (pedindo-se desculpas pelo uso quase pleonástico) nesses tempos atuais e, pelo jeito, vindouros.

Tudo isso exposto é quase que um desafio a todos. Aos pessimistas e aos otimistas. Uns e/ou outros tentem explicar tudo isso. Talvez seja quase impossível justificar as mazelas diárias que nos cercam. Mas tomara que alguém e/ou algum, logre êxito em o conseguirem.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 26/12/2019
Reeditado em 26/12/2019
Código do texto: T6827039
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.