VOCÊ É MESMO AMIGO DO ANIVERSARIANTE?!

Mesmo ciente de que a grande maioria daqueles que comemoram o natal, na prática, pouco se importa com a pessoa de Cristo, nunca é demais lembrar que a proposta desta comemoração não é nada mais que a celebração do seu nascimento, ou seja, a sua festa de aniversário. Então, todos os que comemoram, são verdadeiros amigos do aniversariante, certo?! Infelizmente, nem sempre. À semelhança das festas de aniversário atuais, onde quase sempre tem um amigo do amigo do aniversariante, que muitas vezes sequer o conhece, na "festa de aniversário" de Cristo também há muitos penetras, atraídos pelas luzes qual mariposas ou pela magia do momento, que, aliás, nada tem a ver com aquele que dizem estar sendo homenageado. Ora, se Cristo está mesmo aniversariando, aqueles que comemoram devem ser antes de tudo seus leais amigos, e espera-se que saibam com exatidão do que o aniversariante se agrada. Então me pergunto, será que tantos que neste momento se preparam para celebrar este momento ao menos se deram ao trabalho de procurar saber qual o presente preferido do aniversariante? Certamente esta informação não se encontra na tradição natalina recheada de elementos pagãos e do espírito consumista, mas nas palavras do próprio Cristo, como lemos em João 14.15 “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” ou em João 15.14 “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”.

Ah, amigos! Quanta hipocrisia há em passarmos o ano inteiro vivendo como se Cristo não existisse, alheios à sua vontade, indiferentes aos seus ensinamentos e depois separarmos um único dia do ano para tentar honrá-lo. Quão incoerente é tomarmos parte de uma celebração, enfeitarmos a casa, trocarmos presentes e felicitações, realizarmos refeições especiais sem sequer procurar discernir o real significado proposto por esta celebração.

A boa notícia é que de fato podemos ser verdadeiros amigos de Cristo, comemorando a data que simbolicamente atribuem ao seu nascimento ou não, pois mais importante do que um dia no ano para honrar o salvador é viver o ano todo em comunhão com Ele, o presenteando a cada dia com nossas próprias vidas, vividas para a sua glória. Sim, o Deus eterno na pessoa do Seu Filho pode e quer ser seu verdadeiro amigo. Ele próprio disse aos seus discípulos em João 15.15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.

Espero que você, se ainda não é, venha a se tornar um verdadeiro amigo do “aniversariante”, conhecendo-o plenamente através do meio pelo qual ele próprio “se dar a conhecer”: a Sua Palavra. Assim, perceberás que não precisará se limitar a um único dia para lembrá-lo, honrá-lo, homenageá-lo... mas será grato fazê-los todos os dias do ano.

Não quero desejar-lhes apenas um feliz natal, mas uma feliz vida em Cristo!