FALTOU A PROTEÇÃO DE SÃO JORGE

A noite de 21 de dezembro não marcava apenas que na manhã seguinte seria verão no Brasil e inverno na Inglaterra.

Flamengo e Liverpool disputaram quem era o melhor time do mundo em 2019.

Trouxe-me certo alívio, sem comemorações, a vitória do time do vilarejo dos Beatles, quarteto mágico que tinha o seu George (Harrison), sobre o time da Cidade Maravilhosa, protegido de Jorge (da Capadócia), cantado em prosa e verso nas homenagens do Jorge (Benjor) e comandado pelo Jorge (de Jesus) na final do Torneio Mundial de Clubes.

No fundo, torci pela derrota do time da Gávea.

Lógica rudimentar induzia: “Se ganhar o Campeonato Carioca, ganhar o Campeonato Brasileiro, ganhar a Libertadores nublará o fato mais cruel do Clube do ano, a vitória no Mundial Inter-Clubes, apressaria ainda mais o esquecimento do incêndio na noite de 08 de fevereiro de 2019.

Entre os dez mortos na tragédia do Ninho do Urubu, que tem o pomposo nome de Centro de Treinamento George (Helal), ex-presidente do clube, havia um Jorge (Eduardo Pereira dos Santos).

Breve será esquecido, como os outros jovens (Arthur Vinicius, Athila, Bernardo, Christian, Gedson, Pablo Henrique, Rykelmo Samuel e Vitor).

Certamente, sonharam o brilho de fotos semelhantes ás registradas no título Mundial de 1981, quando o Galinho foi reverenciado.

Provavelmente, ouviram pais e avós cantarolarem “faz mais um pra gente ver”.

Não viram nem Zico, nem Fio Maravilha no Maracanã.

Tinham algo em comum, os falecidos e os ídolos eram “crias” da Gávea.

Uns, mais que outros, mas todos diziam-se protegidos de São Jorge.

Quando o árbitro indicou o fim do jogo, antes dos argumentos paliativos e consoladores dos comentaristas, escapou-me um leve sorriso.

No fundo, no fundo, um clube que começou o ano de 2019, com a sombra da irresponsabilidade da tragédia não merecia terminá-lo sob as luzes da glória.

Torcedores lamentarão algum tempo a falta de proteção do Santo no jogo de dezembro.

As famílias dos jovens lamentam e lamentarão, pelo resto da vida, a falta de proteção em fevereiro.

Pedro Galuchi
Enviado por Pedro Galuchi em 21/12/2019
Reeditado em 21/12/2019
Código do texto: T6824218
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.