Só lendo!

Eu estava ,então, com 12 anos de idade quando entrei em contato com a obra e a pessoa de Nelson Cavaquinho.Grande compositor da Música Popular Brasileira; Samba de raiz ,do morro da Mangueira ,no Rio de Janeiro. A voz dele era horrível ,e tocava violão de uma forma muito estranha: usava apenas o polegar e o indicador(como se fosse uma Pinça)Ainda assim, era afinadíssimo! A sua vida boemia, era vista como um misto de um lirismo insconciente com uma rebeldia natural em busca dos prazeres mundanos,ao extremo. Há até quem o colocasse mais agressivo do que o pessoal do Rockin' Roll.- Este, o lema era :Sexo,drogas e Rockin' Roll!Nelson Cavaquinho: Bebida, cigarro e mulher! Dizia-se ser muito mais politicamente incorreto, o poeta do morro!. E quando ele era questionado por levar essa vida tão desresgrada, defendia-se,dizendo que também possuía um lado espiritual: “o sol ,há de brilhar mais uma vez; há luz ,há de chegar aos corações.O mal ,será queimada a semente; e o amor será eterno novamente”!Realmente, muita espiritualidade!Sim, e eu segui aquela onda, e aos 14 anos , já queria ser boêmio; sem condições físicas. Muito magrinho.E frequentava à zona boêmia da cidade. Aos 16 anos, eu tive um sinal. Adoeci.E o médico,recomendou-me a parar com aquele procedimento,dizendo que era coisa de adulto:”deixe pra mais pra frente”.-disse ele. Porém, eu não segui as suas orientações médicas e continuei naquela prática, que poderia até ser algo pertinente aquele período da vida , que na visão de Aristóteles ,é o estado mais elevado da alma.É, no entanto, aos 18 anos, veio uma crise mais forte, eu fiquei de frente para morte. E o medo me dominava ,eu fiquei em desespero. E eu tinha um amigo,ele era debochado e sádico; tentava me conformar, lembrando uma frase de James Dean:’ não existe algo mais bonito e sublime do que um cadáver jovem”.E eu ficava arrretado com ele. E parei com todos aqueles hábitos nocivos à saúde. Só saía de casa para o colégio.E lá tinha um coleguinha de turma que era muito brincalhão,um humorista nato. E um péssimo aluno ; não aprendia nada . o professor, na prova; colocava-o no fundo da sala e mandava –o consultar o caderno ,o livro; o material dos seus coleguinhas, também era repassado pra ele; ainda assim, ele não conseguia tirar uma nota razoável.E o seu talento humorístico sempre presente; até com os professores ,ele fazia suas brincadeiras. E uma certa vez,estávamos em um grupinho, e falou-se do meu comportamento ,tão cheio de cuidados, e então ,ele disse: “ eu não entendo ,Soleno; não gosta de buceta, não quer dar o cu. Não fuma,não bebe; não é chegado ao trabalho(eu não estava podendo) .Vem por colégio apulso.Tu não gosta de nada não, é?” Aí , um coleguinho meu interveio, e disse:” Soleno lê.E eu, sem saber o que dizer,falei: só lendo!

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 20/12/2019
Reeditado em 09/06/2020
Código do texto: T6823261
Classificação de conteúdo: seguro