Ferindo À Natureza

Diante da polêmica das queimadas na Amazônia , causando desastre ambiental, lembrei uma frase de minha mãe: “ O fogo dá vida e tira vida”.

Em minha infância e adolescência tenho lembranças de queimadas em certos períodos dos anos,com mais frequência nos meses de Julho e Agosto.

Morávamos nas costas de uma enorme pedra chamada “ Pedra Bonita”, em São João do Oriente. Todo ano o fogo visitava o sítio do meu pai, vindo de trás da tal pedra. Um dia andando pelas queimadas, vi cenas de cortar o coração. Um cavalo cercado pelo fogo , não teve como fugir e morreu. Ninhos de passarinhos e filhotes viravam carvão. Cobras, lagartos, gato do mato e tatu eram encontrados esturricados. O fogo os atacavam onde não tinham como fugir.

Como um analfabeto funcional, tinha percepção de estragos das matas e capoeiras. Não sabia o que era meio ambiente, ecologia e tantos outros termos. Na época queimadas era uma coisa comum para a maioria da população, mas o meu sexto sentido me alertava para vieses mais graves. Bem que poderia ter placas de alerta nas rodovias. NÂO JOGUE BITUCA NAS MARGENS DAS RODOVIAS.

Lair Estanislau Alves.