O VELHINHO QUE NÃO TEM NADA DE BOM

Exatamente a festa que dizem ser comemorativa ao nascimento daquele que é a verdade tem como símbolo a mentira. Poderia haver algo mais irônico? O certo é que a figura mítica de um velho gordo de barbas brancas, vestindo uma roupa vermelha tem se consagrado ano após ano como o grande ícone desta festa. Com exceção da distante referência ao um certo Nicolau de Mira que viveu no século IV na Grécia, tudo que o que se relaciona a ele é falso, do seu trenó puxado por renas mágicas até sua risada forçada, passando pelo improvável local da sua habitação até a sua inverossímil capacidade de pessoalmente presentar crianças do mundo inteiro numa única noite (teriam seus criadores a pretensão de dar-lhe a prerrogativa da onipresença, exclusiva de Deus?!). Alguns dirão, mas qual o problema em fantasiar um pouco para as crianças até que elas descubram a dura realidade da vida? A estes eu respondo: não podemos incutir o valor da verdade, contando mentiras, principalmente quando esta mentira está intimamente relacionada a uma história sobre a qual não queremos que paire qualquer dúvida. Ora, uma criança que foi ensinada desde a mais tenra idade sobre esta figura mítica, a qual aparece a cada ano por ocasião da comemoração do nascimento de Cristo, ao se dar conta de que ela é falsa, no seu íntimo não passará a crer que todo o resto também é mentira, inclusive a figura do próprio Cristo?

No mais, este ser definitivamente nada tem a ver com aquilo que propõe as comemorações desta época, servindo apenas e exclusivamente ao consumismo, sendo deste um dos maiores ícones. A Coca-Cola que o diga!

Vi esses dias uma postagem intitulada “A FANTASIA DO PAPAI NOEL É CONHECIDA MAS QUEM A USA É UM ESTRANHO”, narrando inúmeros casos de abuso infantil por parte de pessoas vestidas com essa fantasia. Não é raro ver nos shoppings, muitos pais levados pelo tal “espírito natalino” chegarem ao ponto de constrangerem seus filhos, às vezes apavorados, a se sentarem nos colos destes estranhos. Claro que nem todos que fazem este papel são pedófilos, muitos inclusive fazem disso um ganho extra, mas o alerta é pertinente.

Finalmente, se vamos relembrar o dia em que Deus se fez homem e nasceu nesta terra, não percamos o foco com figuras e símbolos que nada têm a ver com o verdadeiro homenageado e com aquilo que melhor o define: A VERDADE.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14.6