FORÇA DE VONTADE
Disse um grande pensador que “a arte de vencer aprende-se nas derrotas”. Este é, sem dúvida, um belo pensamento que serve de incentivo em várias circunstâncias da nossa vida, assim como outro pensamento que diz assim: “Na vida, todos caem, mas só os desvanecidos, é que, ficam estirados ao longo do caminho”. Fogem da minha memória, no momento, os autores destes dois pensamentos magníficos. Porém, o importante é que ambos nos incentivam na elaboração de uma atitude positiva, num plano de vida que visa sempre o melhor. Um exemplo que acontece muito no nosso cotidiano é o de uma pessoa que tem um hábito não muito saudável, como o tabagismo ou o alcoolismo, e por sugestão de outras pessoas, vive sempre dizendo que pretende parar com este vício ou este hábito. Porém, vive sempre adiando. A data mais comum que a pessoa geralmente escolhe e diz que vai cumprir é o dia primeiro de ano. Sempre nesta data, as promessas são variadas, diversas. Tanto da parte do homem como da mulher. Exemplos: vou fazer uma dieta rigorosa, vou procurar outro emprego, vou parar de fumar, de beber, etc. Muitos tentam, começam a cumprir este tipo de promessa, mas quando menos esperam, voltam à antiga rotina, ou seja, caem. Neste caso foi uma derrota. Porém, de tanto tentar, vai chegar o dia em que a mesma pessoa, ao seguir o bom exemplo de um amigo ou de outra pessoa que ele viu num programa de televisão, e então dá um basta definitivo neste hábito maléfico. E depois disto, passa a servir de exemplo para outras pessoas!