SOMOS DONOS DE NOSSO DESTINO


Celina era aluna exemplar na faculdade. Cursava Letras Português/Inglês; era excepcionalmente aplicada e aprendia línguas com facilidade.

Certo dia, viu no quadro de avisos que a Fundação Fulbright oferecia bolsas para universitários fazerem um ano de curso em universidade americana. O aluno deveria pagar somente a passagem. Acomodação e refeições seriam na própria universidade, cobertas pela bolsa.

Ficou interessada e foi falar com seu professor de língua estrangeira que não só a encorajou a fazer o teste de inglês, que era requisito básico, como também disse que ela certamente seria classificada.

A aluna era muito introvertida, tímida e apegada à família. Nunca havia viajado ao exterior e temia ter que ficar longe dos seus. Até o fato de viajar só, de avião, a incomodava.

Não foi fazer o teste.

Além da faculdade, Celina cursava a Cultura Inglesa, o que reforçava e ampliava seus conhecimentos. Como estava quase concluindo o curso, teria a possibilidade de fazer uma prova de proficiência. Se passasse, obteria um diploma que a capacitaria a pleitear uma bolsa para cursar inglês avançado em uma universidade do Reino Unido.

Novamente, não foi fazer a prova.

Acreditem! Seu medo era de passar!

Quantos jovens gostariam de estar em seu lugar?

A aluna não contou estes fatos a seus pais porquê sabia que eles a iriam repreender por isso. Além de tímida e medrosa, era insegura; deixou as oportunidades passarem. Hoje é professora de inglês no ensino médio, ganhando pouco e tendo que enfrentar violência e outros dissabores em escola da periferia. Agora tem consciência de que timidez, medo e insegurança podem ser tratados e sonha todos os dias como sua vida poderia ser diferente se tivesse feito as escolhas certas...



 
Aloysia
Enviado por Aloysia em 14/12/2019
Código do texto: T6819001
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.