QUANDO UMA GENTILEZA NÃO GERA GENTILEZA (Ou melhor, não é recíproca)

A cortesia, a educação e a gentileza são qualidades similares que enaltecem qualquer pessoa. Destas três, a mais bonita, louvável e admirada é, sem dúvida, a educação. As outras são complementares na tática dos bons princípios. Todas elas são louváveis e cabem em qualquer lugar e ocasião. Elas, acima de tudo, formam o apanágio para a formação do bom caráter de qualquer indivíduo, de qualquer ser humano. Há vários momentos na nossa vida em que somos gratos a uma pessoa gentil. Um exemplo corriqueiro é o que acontece, geralmente, no interior de uma lotação, trem, metrô superlotado e nesta hora alguém se oferece para segurar algum embrulho, bolsa, pacote que estamos levando com muita dificuldade. Só que, infelizmente, há o outro lado da questão. Em outra ocasião parecida, uma pessoa que está sentada, mesmo percebendo a dificuldade de outro passageiro, imediatamente, finge que está “dormindo” e assim o tempo passa e nada faz para ajudar.

Já que o assunto é gentileza, educação, cortesia, há neste sentido um fato parecido só que com proporções diferentes. Por exemplo, é quando uma pessoa que está, nitidamente, precisando de ajuda e ao ouvir uma oferta neste sentido, simplesmente responde não e muito menos complementa com um simples obrigado. Pois isto, algumas vezes, acontece dentro de alguma lotação, ônibus, trem ou metrô. É o que alguma pessoa chama de ignorância. Isto é o cúmulo, mas lamentavelmente existe gente assim mesmo. Afinal, há aquela história de “cada um, cada um”. Então, vamos respeitar. E a vida segue. Como bem frizou o egrégio escritor Khalil Gibran: “Não é somente o dar, o ajudar que é importante na vida das pessoas, porém dar e ajudar sem ser solicitado, e sim, pelo simples fato de ter compreendido”. Esta é a questão. Agora quando acontece este tipo de situação, isto é, se recebe um não de maneira acintosa e sem maiores explicações, como por exemplo: “Não, obrigado, mas já vou descer” e assim por diante, aí então são outros quinhentos...

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 14/12/2019
Código do texto: T6818642
Classificação de conteúdo: seguro