MELHOR CALAR DO QUE MAL FALAR
Há momentos na vida da gente que é muito bom ficar calado, pois como sabemos, a palavra que proferimos numa hora inconveniente pode nos trazer complicações e problemas incalculáveis, simultaneamente. Há pessoas que preferem falar a ficar calado em muitas circunstâncias, o que poderá está ocorrendo um risco muito grande por falta de precaução. Por outro lado, nunca devemos seguir opiniões sem fundamentos deste tipo também. Afinal, cada pessoa tem um modo especial de ser e de se comportar quando estiver em sociedade, no trabalho, na família ou com os amigos. Assim como há a pessoa extrovertida, também existe a introvertida, pois pensando bem, ninguém é igual, melhor ou pior do que ninguém.
Se formos analisar melhor e com cautela, a palavra chega a ser comparada a uma arma perigosa, mas ao mesmo tempo, pode dar opiniões sinceras que ajudam muito aos outros. Ela é comparável a uma faca de dois gumes. Tudo é uma questão de saber usá-la na hora e com a pessoa adequada. Por exemplo, antes de se dar uma opinião séria sobre determinado assunto é conveniente medir sempre as palavras, costuma-se falar assim. Porque depois que falar fica muito difícil voltar atrás. Sobre este assunto, alguém muito inteligente já nos alertou sobre isso, dizendo: “Há três coisas na vida que não voltam atrás: “A FLECHA ATIRADA, A PALAVRA DADA E UMA OPORTUNIDADE PERDIDA”“. Portanto, sendo assim, é sempre recomendável pensarmos sempre antes de opinar sobre um assunto importante ou não. Completando com outro adágio do título desta crônica: “Mais antes calar do que mal falar”.
203 - FATOS DA VIDA