“Sociedade adoecida” (11/12/2019)

Um garoto de apenas 11 anos cometeu suicídio, na manhã de terça-feira, 10 de dezembro de 2019, na cidade de Mossoró-RN. De acordo com informações, João Gabriel havia tirado uma nota baixa na escola e não queria contrariar os pais.

Como editorial de hoje eu vou ler o texto da jornalista Paloma Pires, cujo título é: “sociedade adoecida”.

“João Gabriel, de apenas 11 anos, tirou a própria vida ontem, em Mossoró/RN. Para os pais ele deixou uma cartinha pedindo desculpas pela nota baixa na escola. Aí eu ainda tenho que ouvir gente dizer: ‘antigamente não tinha isso’, ‘culpa do celular’, ‘mimimi’.

Só que o que temos, hoje, como reflexos de antigamente, são adultos frustrados, deprimidos, muitas vezes egoístas, que educam os filhos para que tenham o que não tiveram e não para que sejam o que eles não são.

A realidade hoje é outra, tá? Nem se compara! Estamos em um tempo onde o capitalismo e as tecnologias, desonestamente, obrigam a nos adequar a esses “padrões”.

Como mãe de dois, como filha, por toda dificuldade financeira e familiar que tive, me cobro para não exigir tanto deles, porque a sociedade, as instituições de ensino, os próprios colegas, já fazem isso de maneira cruel demais. Meus filhos não precisam ser os melhores da turma, ocupar os primeiros lugares, nem as notas serem as maiores.

Que os filhos sejam educados para serem mais humanos, mais livres, sem exigência de idade, tempo, sem disputa, sem ganância, sem egoísmo e sem tanta cobrança de si mesmo”.

Reitero a fala da jornalista, acrescentando: não precisamos criar os nossos filhos para que se tornem médicos, advogados, engenheiros... – Antes, precisamos orientá-los para que sejam felizes.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 12/12/2019
Reeditado em 12/12/2019
Código do texto: T6817637
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.