De volta dos dezessete

Hoje faz dezessete que tinha dezessete. E como queria que me voltassem aqueles. Não queria, porém, que fossem sem estes: queria ter a idade que tive com a cabeça que tenho.

Coisa estranha... Tem-se a condição ideal numa época que não se sabe; sabe-se mais da vida quando as condições já são cruéis.

Problema não. Refugio-me na imaginação e volto àquele tempo. Corro como um doido pelos pastos da roça em que cresci, arrumo-me no sábado para ir aos bailes, treino direção e sonho com a carteira de motorista, penso em faculdade e em jogar futebol ao mesmo tempo, sou responsável e insano, num instante só.

Mas imaginação não dura. É efêmera. Logo meus trinta e quatro me caem pesados e sinto dores de corpo que me acusam riscos vindouros. Também sinto dores de perdas de pessoas que, aos dezessete, julgava eternas.

O calendário marca agosto de 2009. Em trinta anos terei a idade em que minha mãe faleceu. Já passei, pois, da metade.

José Carlos Freire
Enviado por José Carlos Freire em 11/12/2019
Código do texto: T6816699
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.