Gratidão

CONCORDO PLENAMENTE QUE sou um veio do tempo do ronca. Tudo bem, me considero socialista e sempre estive e estarei do lado das causa sociais. Mas, por outro lado, sei que sou um conservador agarrado aos valores do passado. Sempre fui e vou ate o fim com essa, digamos, contradição.

Um dos valores que jamais consegui me despregar dele - e nunca me empenhei nisso - foi a gratidão, Vejam bem, gratidão para mim não é vender a opinião a quem nos fez um favor, foi solidário, foi amigo nas horas de dificuldades. Gratidão pe algo muito maior: é não esquecer o belo gesto, não para pagá-lo com juros e correção, mas para ser grato e respeitar quem foi de fato seu amigo. Quem releva, esquece e apequena a solidariedade que recebeu não é uma pessoa de caráter. Todo ingrato é despedido de caráter. O caráter é a base da honra que é a poesia do dever.

Sou um homem velho, repito, que ja viu muita coisa, inclusive agressão e negação da gratidão. Já vi pessoas negando a solidariedade que receberam e. pior, perseguindo quem lhe fez bem, até casos de sujeitos que estavam na sarjeta e foram levantados.Sim, conheço casos desse tipo. Neles cai como uma luva o verso de Augusto dos Anjos: "A mão que afaga é a mesma que apedreja". A ingratidão e mesmo uma pantera.

Detesto ingrato, mesmo sem ter nada a ver cm quem eles estão sendo ingratos. O ingrato não é gente, é coisa. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/12/2019
Código do texto: T6816644
Classificação de conteúdo: seguro