Sementes da Violência

PARA MIM O QUE há de pior na nossa sociedade é a perda irreversível da delicadeza, da educação, dos bons modos, da gentileza e da ternura. Acabou essa parte fundamental da nossa humanidade. Sim,eu sei que existem as honrosas exceções. Mas a regra geral é a prática deprimente da grossura. É o império da raiva, do rancor e do ódio. às favas os bons modos!, gritam em uníssono, por intermédio de atos de grossura e truculência, aqueles que deveria dar bons exemplos à juventude.

Acho (e digo isso triste)que a marca registrada da nossa época é a grossura, a provocação. a ofensa e toda espécie de intolerância que induz à violência. Ela está se enraizando na nossa sociedade. As sementes daninhas da violência estão frutificando. Elas são precedidas pela intolerância,preconceito e ameaça à democracia, aos direitos humanos e até à Constituição. Na medida em que atentam contra a Lei Maior arranham e desfiguram a democracia. Mais: estamos presenciando a intolerância e o autoritarismo dando as cartas e jogando de mão.

Essa perda dos bons modos, da educação,da tolerância e da delicadeza, inclusive da capacidade do convívio democrático, é que gera, fiuem certos, fascismo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/12/2019
Código do texto: T6814707
Classificação de conteúdo: seguro