CUIDADOS COM OS CACOETES
Quase todo o mundo tem sempre uma pequena mania que é mais conhecida como cacoete. Este tipo de gesto involuntário poderá, algumas vezes, ser motivo de mal-entendido, o qual pode até transformar em uma saia justa para a pessoa que sofre deste problema. E, neste caso, é bom tomar muito cuidado para que isto também não venha denegrir a sua imagem e até o seu caráter, prejudicando o seu trabalho ou até relacionamento amoroso.
Só para emoldurar esta questão – cacoete – passo a citar um fato que aconteceu com um funcionário de uma grande empresa de comunicação da capital paulista. Este rapaz, muito simples, educado, responsável, muito amigo de todos, apesar de ter a mania intermitente de piscar um dos olhos, nunca lhe havia acontecido nenhum problema por causa disto. Até que certa ocasião, por sinal, era a época de fim de ano, com o aumento de serviço, a empresa admitiu alguns funcionários temporários para poder cumprir com a demanda do serviço. Neste ínterim, eis que um destes recém-contratados, como realmente não soubesse deste problema daquele funcionário, eis que logo no primeiro dia, não teve dificuldade de perceber que sempre que passava por ele, conincidentemente, o dito cujo, coitado, usava o tal cacoete de piscar um olho. Como não sabia ficar quieto, logo fez um comentário malicioso e impróprio com um colega, velho de casa, sobre aquele funcionário que piscava o olho, achando que era um tipo de paquera. Este funcionário fingiu que não estava entendendo o que o novato estava querendo dizer e pediu para ele repetir melhor o que ele estava imaginando sobre aquilo.
- Olha, sinceramente, acho que aquele rapaz da máquina quatro está me paquerando. Só que eu gosto é de mulher.
- Por que você acha isto, colega?
- Ora, toda a vez que passo e olho pra ele, o dito cujo pisca o olho.
- É verdade. Só que ele faz isto, involuntariamente. Ele sofre de um cacoete. Entendeu?
- Desculpe. E lhe peço um grande favor: não comenta com ninguém esta minha péssima impressão.
- Que esta gafe sirva de lição para você nunca julgar ninguém por um simples gesto, ou seja, pela aparência. Lembre-se: “De longe, todas as montanhas são azuis”, mas quando se chega perto, ou seja, quando se a conhece in loco constatará muitos detalhes que antes eram invisíveis.