O HOMEM DO FUTURO.

- Quem é o senhor?

Perguntou o jovem que passava pela praça.

- Meu nome é Nicolas.

- Olá Nicolas, tudo bem. É o seguinte Nicolas, eu estou sempre por aqui e conheço cada pessoa dessa praça, mas o senhor… Eu não me lembro de você, acho que eu não te conheço.

- Certamente que não me conhece meu jovem, não sou desse tempo e nem dessa era, eu sou um viajante do tempo, eu vim do futuro, fui enviado pelos meus superiores ao passado para observação da presente geração, a fim de ter uma melhor compreensão do comportamento humano, principalmente de sentimentos complexos que estão escassos no futuro.

- É sério Nicolas… São nove horas da manhã, e o senhor já está bêbado, que conversa é essa meu velho, viajante do futuro, mais é só o que faltava. Olha meu camarada, desculpa aí, mas eu tenho que ir, até mais meu velho, se cuida lá com o pessoal do futuro.

De repente, passa diante dele alguém que estava distraído, de tanto que deixou cair uma pasta com inúmeros livros, o bêbado gentilmente começou a ajudar aquela pessoa a recolher seus livros.

- Muito obrigado pela ajuda, muito gentil da sua parte.

- O prazer em ajudar foi meu.

- O senhor não é daqui né, eu sempre passo aqui todos os domingos de manhã para ir para a escola Bíblica, e não me lembro do senhor por aqui.

- Meu nome é Nicolas Sarkozy, sou um viajante do futuro, e fui enviado por meus superiores para observá-los, estudá-los, e, descobrir sobre os sentimentos complexos que não existem no futuro. Por favor, não vá embora moço, é só farei algumas perguntas rápidas, não vou tomar seu tempo, prometo-lhe, você pode me ajudar nessa pesquisa que estou realizando.

- Veja bem senhor, eu não deveria fazer isso, mesmo porque eu tenho a ligeira impressão que o senhor está embrenhado, ainda sim, algo em mim diz que devo te dar atenção, desde que seja rápido, o que o senhor deseja saber?

- Obrigado meu jovem, muito obrigado, é de suma importância ter informações a respeito do comportamento desta geração, tenho que entender como os seres humanos se tornaram tão ruins, no futuro não existe qualquer sentimento de amor ou compaixão, as pessoas matam umas às outras, as guerras acabaram com países inteiros, pouca coisa restou, por isso eles me enviaram, para através do passado compreender as coisas que aconteceram no futuro, coisas essas que mudou drasticamente o nosso futuro. Sei que, talvez eu não consiga mudar o futuro, mas talvez você possa influenciar as pessoas a sua volta, você é a única esperança que temos.

- Me responda uma coisa, pode ser Nicolas.

- Claro que respondo, pode perguntar.

- Quando você retornar para o futuro, com as respectivas respostas, o que vai acontecer lá? Ou melhor, vai mudar alguma coisa? Se é que você veio do futuro mesmo.

- Vai depender muito do que você fará aqui e agora, permita-me explicar, eu sei tudo sobre o seu futuro, e acredito que você é a pessoa certa, não fique tentado a saber sobre o seu futuro, mesmo porque eu não lhe direi, não foi me dada essa permissão, saiba apenas que a sua literatura no futuro e a de muitos outros influenciará essa sociedade, minha esperança e a daqueles que me enviaram, é que ao retornar ao futuro, algo tenha mudado. Você não é o único escolhido, muitos outros estão sendo visitado mundo afora neste momento. Muitos no futuro me disseram que é perca de tempo esse nosso esforço, mas acredito que não é perca de tempo.

- Olha senhor, eu sou apenas um aspirante a escritor, e estou em um diálogo maluco com alguém que diz ter vindo do futuro, e, sinceramente, acho que o senhor está mesmo bêbado, mas, analisando a presente sociedade, não consigo visualizar um futuro para ela, haja vista que sentimentos como o amor e compaixão já estão escassos, mas se porventura fosse verdade que você seja um viajante do futuro, e imaginemos que seja verossímil, eu não quero desanimar você e os que te enviaram, porém, creio que melhor do que eu, você saiba bem que o ser humano não vai mudar tão facilmente, o que te leva então a crer no contrário?

- Eu creio pelo simples motivo de estar aqui, durante a guerra fria visitei algumas pessoas em lugares diferentes do globo terrestre, se não fosse à influência daquelas pessoas visitadas, os chefes daqueles governos entraram em guerra nuclear, não existiria o presente momento, é por isso que eu creio na mudança, não podemos esquecer o livre arbítrio dado ao homem, o homem é quem escolhe seus caminhos, é livre para isso, porém, só não será livre das consequências de suas escolhas, pense nisso caro escritor, pense nisso...

- Tudo bem amigo, vou pensar com carinho, vejo que o senhor é alguém de certo conhecimento, e, já que mencionou sobre escolhas caminhos e consequências, você deveria saber melhor do que ninguém a consequência da bebida e das drogas na sua vida, logo você, alguém tão inteligente, com certeza muito estudado, mas a escolha é sua, somente sua, vou deixar o endereço da comunidade de estudos bíblicos que participo, vai lá qualquer hora dessas, teremos o prazer de responder todas as suas perguntas, e lhe dar a única coisa de que seu coração realmente necessita.

Aquele moço deixou o endereço do local de onde estaria com bêbado, e saiu logo em seguida, agora com menos pressa, a passos curtos. O bêbado olhou fixamente para aquele pedaço de papel contendo o endereço, levantou-se em seguida, ficou por um instante parado, pensativo, olhou para o moço que ia mais adiante, coçou a cabeça, olhou para o endereço novamente, depois de alguns minutos colocou o papel no bolso e seguiu a passos curtos em direção contrária.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 08/12/2019
Código do texto: T6813659
Classificação de conteúdo: seguro