CRÔNICA

A IGREJA E A BÍBLIA: O que veio primeiro?

Como diz o ditado popular, e, a pergunta , que, jamais se calou: “O que veio primeiro: O ovo ou a galinha”? E, assim nos perguntamos também: “Quem veio primeiro: A Igreja ou a Bíblia”?

Bem, sabemos que os nossos irmãos protestantes creem na “Sola Escritptura”, isto é, somente na Bíblia... E pergunto eu ,então: “Mas então eles não creem na Igreja”... Ou são um povo de fé, mas, sem Igreja? Mas, como há uma imensidão de pequenas Igrejinhas evangélicas? Como se explica isso?

Bem, nós os católicos, cremos na nossa Santa Igreja e também cremos nas Sagradas Escrituras, que expressam as Santas Palavras de Deus! Então, somos um povo que tem uma Igreja, e que deu origem à Bíblia! Sim, é isso mesmo... A Bíblia existe porque a Igreja a concebeu segundo as luzes do Espírito Santo!

Quando Jesus, criou e deixou sua Igreja, lá em Pentecostes (começando pela Ceia Santa) e depois de sua Ressurreição, quando apareceu aos seus apóstolos e soprou sobre eles, o Paráclito, sabemos que não existia a Bíblia ainda!!!

O que havia era apenas a LEI (Os Profetas, o Pentateuco deixado por Moisés)... E, o mais antigo escrito do Novo Testamento são as Cartas de Paulo aos Tessalonicenses! Nem havia ainda os Evangelhos de Jesus (Marcos, o mais antigo deles, Matheus, Lucas e João)!

Bem, dito isto observamos, que, a fé de nossos irmãos evangélicos está calcada sobre o Antigo Testamento, ou seja, numa época que não havia BÍBLIA! E, até hoje, eles, que, creem nas Sagradas Escrituras, (Sola Scriptura), não tem uma Igreja, pois, fundam pequeninos núcleos, que chamam de Igrejas Evangélicas, sem o embasamento doutrinário nem unidade de doutrina, pois, cada Pastor tem sua intepretação própria da Bíblia!

Portanto, voltando ao ditado citado no início, “Quem veio primeiro: A Igreja ou a Bíblia”?...

E, como, o ovo é um símbolo do gênesis da vida, ele pode ser assemelhado também, à questão da Igreja de Jesus, responsável pelo seu compilamento, segundo orientação do Espírito Santo, que discerniu à Igreja quais seriam os livros verdadeiros e os apócrifos.

Temos então, que todos os livros do NT são iguais tanto para católicos quanto para protestantes! A diferença está que nem todos os livros do AT são comuns às duas “Igrejas”!

Então, se nossos irmãos não creem na Igreja Católica, e apenas na Bíblia, há que se afirmar que, eles não têm Igreja... As que seguem, são Igrejas apócrifas, e, inventadas pelos seus Pastores!

Jose Alfredo

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 07/12/2019
Código do texto: T6813520
Classificação de conteúdo: seguro