Quem é capaz de ler uma mulher?

Quem consegue ler uma mulher? Quem pode atrever-se a tal desventura? Desventura porque seus anseios serão frustrados.

Caro leitor, as mulheres são mesmo ilegíveis. Mesmo para você que conta com seus atributos de bom leitor, conhecedor de gêneros literários, poderá se embrenhar num caminho triste e sombrio.

Uma mulher pode ser do gênero épico ou narrativo, nos quais ela será narradora- personagem. Neste gênero, ela mesma ditará as regras, pois narra os fatos do seu ponto de vista.

Se você caiu na armadilha de se arriscar em ler uma mulher do gênero lírico, sinto que irá “dançar” na própria musicalidade do gênero. Ela irá cantar e te encantar como uma sereia. (Você poderia estudar um pouco mais sobre sereias! Não caia na ilusão de que elas sejam lendas; cuidado). Mulheres encantam, e numa magia, você afundará em sua displicente leitura. O mar é perigoso. Sabe nadar? Não fica chateado, perguntar não ofende!

Vejo que está a meditar, mas ainda não desistiu.

Existem mulheres do gênero dramático. Sinto que não estudou esta matéria. Foi mesmo um aluno relapso. Pressinto que pagará um alto preço. Vou explicar-te. Sempre há tempo para o aprendizado:

_Os textos dramáticos são próprios para a representação e apreendem a obra literária de encenação e teatro – quero te lembrar que, neste caso, será um monólogo. MONÓLOGO, caro leitor. Você não terá voz!

Então...

Eu tentei te ajudar! Você foi teimoso!

Cátia Moura
Enviado por Cátia Moura em 07/12/2019
Código do texto: T6813308
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.