NÃO JOGUES NO LIXO ESTA TELEVISÃO!

Quando a tecnologia decretou o fim da transmissão analógica, pela adoção da digital, ela não foi tão cruel, trouxe consigo um tal de conversor, distribuído por conta da União, aos que pouco podiam. Os que mais podiam compraram o conversor ou as chamadas televisões de tela plana, com a tecnologia digital embarcada. Nos pouco vemos televisão, mas mesmo assim compramos um conversor para acoplar no aparelho tela plana analógico e compramos uma televisão já com a tecnologia digital.

Sobraram dois aparelhos analógicos, TRC - Tubo de raios catódicos, aqueles trambolhões, que desativados foram parar numa prateleira do, no cômodo onde guardo as ferramentas. Guardei-as no intuito de um dia usar o flyback (Transformador de Saída Horizontal) e montar um equipamento de eletrografia, prevista pelo inventor Padre Landell de Moura e mais tarde montada pelo casal Kirlian. Equipamento que fotografa fluídos exalados pelos corpos, principalmente os orgânicos. Mexer com tal equipamento é perigoso, pela alta tensão produzida pelo flyback.

Faz mais de ano que chamei um profissional para consertar o telhado, então ele entrou no cômodo das ferramentas para apanhar um pé de cabra, quando viu aqueles dois enormes trambolhos (os aparelhos de televisão desativados) perguntou-me porque eu os guardava, se quase todas as pessoas já tinham se desfeito deles, principalmente jogando-os no lixo, inclusive disse-me que uma vez por semana passava um velho caminhão, trocando rapaduras de Santo Antônio da patrulha (cidade onde são fabricadas), por eletrodomésticos velhos.

Deixe-as ai, tenho um projeto para elas, ou quem sabe alguém que precise.

Na semana passada, palmas no portão, era o profissional que me recomendara que eu descartasse os aparelhos.

Perguntou-me se eu ainda tinha os aparelhos de televisão, pois uma pessoa podre estava precisando. Está certo, vou limpá-los e preparar para doar o que estiver melhor.

No outro dia ele apareceu perguntando pela doação, então montei a parafernália, com o conversor e antena. Conecta para cá, para lá, configura os canais e pronto, uma imagem linda, viva.

Pus um cobertor sobre o banco do carro, prendi nos cintos de segurança e lá fomos nós por duas quadras. Num terrenão, quaro casinhas de aluguel. Na última fizemos a entrega.

Alguns dias após indaguei se tinha dado certo o presente.

- "Sim, sim, está funcionando perfeitamente!"

Depois me arrependi não não ter pedido a televisão estragada para trocar por uma rapadura, assim bem melhor do que vê-la descartada em alguma esquina.

A rapadura poderia também doá-la, pois não as comemos, devido o risco de quebram os dentes e aumentam a glicose.

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 07/12/2019
Reeditado em 26/03/2021
Código do texto: T6813095
Classificação de conteúdo: seguro