Procrastinar

Ontem fui dormir com uma palavra na cabeça. Uma palavra grande no peso e na medida, que, à primeira vista, me pareceu Latim. Quando a garçonete do bar me entregou-a, junto com a conta e o riso tranquilo de quem julga compreender um livro pela capa, não imaginava que eu desconhecesse o significado prático e teórico do termo.

— Moço, deixe de procrastinar. Pague logo a conta.

Fiquei alarmado, ainda mais meu vizinho de mesa. Ele olhou de lado, completou o copo, acendeu um cigarro, ao que a eloquente garçonete advertiu, apontando para um cartaz à parede do ambiente etílico: "Moço, não pode. Aqui é proibido FU-MAR." E eu, já meio bêbado meio alguma coisa, levei a mão à cabeça, endireitei os óculos, que já estavam a empreender fuga, com a grande dúvida na cabeça:

— Moça, que é "pro-cras-ti-nar"?

Ela sorriu um sorriso intelecto, franziu as sobrancelhas e insistiu:

— Moço, deixe de procrastinar. Pague logo a conta.

Eu, para não elevar o caso à polícia, paguei a conta, e saí com a dúvida. Deixei a moça e seu ''procrastinar", e vim para casa, com esta dúvida enorme: que significa ''procrastinar''? O café, o banho, o filme em preto e branco que vi no MUBI não me ajudaram a esclarecer a grande dúvida: qual o significado de "pro-cras-ti-nar?"

Fui dormir, levando comigo esse termo que, ao lado da BR 104, das fotos 3x4, da Maionese Hellmann's, penso ser coisa do Diabo. Dormi mal dormido, sonhei desempregado e indo trabalhar no UBER; lá conhecia gente nova, ganhava dinheiro o suficiente até para tomar uisque, em vez de cerveja e Pitú com limão. A certa altura do sonho, chegava a um bar e uma garçonete me atendia: "E aí, seu moço? Que vai tomar: gelada ou quente?". Eu tomava várias geladas, embriagava-me, ia ao banheiro, deixando a chave do carro sobre a mesa. Na volta, chamava a garçonete e pagava a conta sem ouvir dela o tal "Moço, deixe de procrastinar. Pague logo a conta."

Saía do bar, ligava o carro e chegava em casa em segurança, coisa bem rara para um motorista alcoolizado ao volante. E então, pela manhã, meu irmão gêmeo me acordava, perguntando de quem era aquele carro na garagem, pois não era o que ele havia me emprestado para eu trabalhar no UBER. Não era seu Jipper, e sim um Fiat Uno Mille 87. Então, acordei do meu sono mal dormido, suando e com a persistente dúvida na cabeça:

— Qual o significado de "pro-cras-ti-nar"?

Ao consultar o pai dos burros, descobri que é nossa essa palavra, embora, tal qual a maioria de nossas palavras, tenha raiz latinesca. Mas, cá entre nós, creio mesmo é que talvez ''procrastinar'' seja Latim, como sabe a garçonete de sorriso intelecto e seu " Moço, deixe de procrastinar. Pague logo a conta".

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 07/12/2019
Reeditado em 08/12/2019
Código do texto: T6812898
Classificação de conteúdo: seguro