MAR
O mar visto e cantado por Dorival Caymmi.
" É doce morrer no mar."
" O mar quando quebra na praia é bonito."
" Minha jangada vai sair pro mar. Vou trabalhar meu bem
querer."
Mar Português, de Fernando Pessoa, Luís de Camões, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e Amir Klink, que navegou Cem Dias Entre o Céu e o Mar. Que separa o Brasil da África e, ao mesmo tempo, une. Dos jangadeiros do Ceará, que se recusaram a transportar escravos .
Mar-tumba para os escravizados que não resistiram à travessia; mar de João Cândido, sentindo na pele o ardor da chibata. Mar dos Velhos Marinheiros de Jorge Amado, que contam histórias incríveis, todas verdades verdadeiras e do velho Santiago de Hemingway.
Mar do corsário Francis Drake, fiel servidor da rainha da Inglaterra; do pirata Jack Sparrow e seu amado navio Pérola Negra; da baleia Moby Dick e do Tubarão.
Mar Vermelho, cor da libertação para Moisés e os hebreus.
Mar da Galiléia, onde Pedro ouviu o chamado : Siga-me!
Mar Mediterrâneo, reino de Poseidon-Netuno, o Mare Nostrum dos romanos, de Ulisses enfrentando abismos, sereias cantantes e monstros marinhos, buscando a sua Ítaca. Mar dos refugiados-náufragos que, na busca pela vida, encontram a morte.
Para os franceses, é feminino, La Mer. Feminino na beleza, na fúria dos maremotos e tsunamis, na calma e placidez das brincadeiras com os deuses surfistas.
Mar de Marina, Maria, Mariana, Marcela...
Mar de Yemanjá .