MULTIPLICAR OS “TALENTOS” É PRECISO... 21h44min. (FRANCESCO ANTONIO MARIA MATARAZZO). *

Nas asas da imaginação, estamos no século XIX ainda no Brasil Império, quando um jovem emigrante oriundo da Itália, chega à cidade do Rio de Janeiro, ele, está com 27 anos em 1881. Deixava sua distante Itália, para se aventurar nas promissoras terras do Brasil, incentivado por um parente que aqui já estava, que o incentivou para vir...

Todas suas poucas economias aplicou em embalagens de banha, que vinha com ele no mesmo navio, mas por uma fatalidade, ao ser desembaraçada a carga, caiu ao mar, isto não deixa de ser um mau começo. Porém, alma resoluta isto não o deixou abater...

Do Rio de Janeiro, foi se fixar em Sorocaba, cidade de São Paulo, que na época pasmem! Tinha somente 65 mil habitantes. Durante certo tempo exerceu a profissão de mascate, atividade que seu falecido pai exercera durante certo tempo, até enveredar pelo setor da indústria. Seu prematuramente falecimento e por ser o filho mais velho tentou assumir e dar andamento aos negócios de seu pai, porém, a situação de sua empresa estava envolvida por serios problemas, o que tornava inviável, dar a sua continuidade, foi quando resolveu vir para Brasil...

Durante certo tempo exerceu esta difícil profissão, mas com muito sacrifício, conseguiu juntar certo valor e começar a sua pequena indústria: embalar a banha em pequenas embalagens de lata, que facilitava o manuseio das donas de casa, pois as embalagens existentes era importadas em barris de madeira, em razoável quantidade, e, esta novidade ganhou acabou ganhando mercado, ele mesmo saia para vender com sua carroça...

Com o tempo mais três irmãos, também vieram para somar com ele. Os negócios, como num passe de mágica, foram se diversificando, com um armazém em Sorocaba e São Paulo, que após dez anos de sua chegada a população “pulara” para 250mi habitantes...

E aquilo que começara do nada, culminou em ser a IRFM, Indústrias Reunidas Francesco Matarazzo, em suas mãos “talentos” se multiplicaram, para gerar empregos para mais de 30 mil pessoas, com mais de 200 fábricas, São Paulo, Santos e Argentina. Chegou a ser considerado o sexto homem mais rico do mundo, cujo patrimônio, ultrapassava mais de 20 bilhões de dólares...

Teve uma família de 13 filhos, alma generosa, dividia seus “talentos”, em que também a caridade se fazia presente, faleceu aos 83 anos, e há afirmações que em seu sepulta mente compareceram mais de 100 mil pessoas. 22h27min.

Curitiba, 03 de dezembro de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.com.br

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

*Francesco Antônio Maria Matarazzo nasceu: 09 de março de 1854 Castellate, Reino das Duas Sicílias. Morte: 10 de dezembro de 1937 (83 anos) São Paulo. Nomes e datas Wikipédia. Há no Youtube um vídeo com seu nome...

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 03/12/2019
Código do texto: T6810281
Classificação de conteúdo: seguro