Dependendo do carro...

Dois jovens caminhavam pela avenida Paulista, uma das principais de São Paulo e um disse ao outro: "Dependendo do carro que você comprar a mulher vem junto!". Onde isto está escrito? Creio que nos próprios comerciais de que vendem carros. Há sempre incluso a imagem de uma mulher bonita junto ao objeto que tentam fazer de desejo. Incuntem a idéia de que os dois desejos vêm junto quando adquire o carro, e aquele jovem só repetiu o que sua mente já assimilou. Triste constatação. Geralmente o homem está ao volante induzindo que ele é o dono do carro e o resto (mulher no banco do carona) são assessórios que vêem junto à compra. Tem valor de compra quando tem este ou aquele veículo. Merece isto porque compra tal carro. Só importa mesmo é a relação do ter, nada de ser.

Nossa educação não está sendo suficiente para colocar nas consciências valores que realmente importam como o respeito ao outro, sendo ele mulher, homem, criança, negro, amarelo, branco, deficiente ou não. Onde está o companheirismo e a solidariedade?

Quem pode mudar isso? Ainda acredito que lá dentro, quando o homem adquirir tantas coisas e ver que elas não lhe preenchem o vazio que incomoda, se voltará para o outro e o verá alguém como ele mesmo, que merece a oportunidade de ser tudo que ele também quer: um ser humano que está com o outro sem ter que ter.