PAPA PAULO VI 7h40min.

Ontem, domingo, tivemos oportunidade de assistirmos no canal 27, - Pai Eterno - um filme muito bem feito sobre a vida do Papa Paulo VI, rico em detalhes e datas. Quando foi escolhido Papa, já estava com 65 anos, cujos últimos 15 anos de sua vida, foi totalmente dedicado a esta difícil tarefa de conduzir a Igreja Católica, nestes tempos de modernidade...

Alma lúcida, dom nato ao sacerdócio, quis dar sua contribuição, visto, que era preciso, a Igreja se “atualizar” a estes novos tempos, tradicionalmente, a missa era quase toda rezado em latim, em que o pároco ficava de costas para os participantes, porque não a ler no idioma corrente ficando de frente aos presentes? Não foi fácil para ele vencer estes enraizados paradigmas...

Fez durante o seu mandato duas viagens históricas, a Terra Santa, e a Índia, na terra em que nasceu Jesus, os adeptos do cristianismo, não são maioria, quando repentinamente um homem, de modo até impulsivo, conseguiu chegar até ele, rogado que fosse ver o seu pai, queria muito conhece-lo, pois era um cristão devoto, e estando doente numa cama, estava impossibilitado de se locomover...

Mesmo que isto fosse atrasar o seu voo de retorno, realizou este gesto de solidariedade, chegando ao humilde quarto do devoto, deu a ele um fraterno abraço, que deixou o doente muito emocionado.

Nos dias tumultuados dos anos 70, também na Itália, não era exceção, muitos esmoreciam na Fé, atraídos por ideologias materialistas, à Itália, viveu dias tumultuados, de extrema violência, em que o respeito à vida, ficava em plano secundário, grupos extremistas, - brigadas vermelhas – raptavam autoridades, exigindo "resgate” como a troca de alguns de seus elementos presos, se o governo não concordasse, o prisioneiro era vilmente executado, neste caso foi Presidente Aldo Moro em 21 de abril de 1978; apesar de fazer a sua parte, pois em seu nome mandara uma carta aberta, implorando a piedade pelo “prisioneiro”, mas eram almas insensíveis, que não comoviam, pois colocavam os “ideais” em primeiro lugar...

Anos bem difíceis, era o “materialismo” se pondo acima dos interesses da espiritualidade, neste meio tempo escreveu Encíclica: Amor entre os povos, e, Homem e mulher... Os mandatários do poder, dentro do próprio clero, as viram com “ressalvas”...

Os dias tumultuados daquela época, foram minando sua saúde, era extremamente preocupados com os avanços do materialismo, a guerra do Vietnam, e, atitudes insanas de alguns “sacerdotes”, que apoiaram a luta armada, como na Nicarágua, para depor um ditador da época, isto o deixava muito abanado, havia noites que nem dormia... 8h35min. Em tempo: muito embora sejamos convictos em nossa crença doutrinária, - Doutrina Espírita - o Catolicismo, é o maior seguimento do Cristianismo, e há muitos Papas, que tem feito uma abertura, se constituindo em verdadeiros “canais de despertamentos”... Até íamos esquecendo uma cena do filme, quando este Papa, procurou ter um encontro com o mandatário da Igreja Ortodoxa, que na época fazia 910 anos, que tinha se afastado do Vaticano, o Papa abre os seus braços e o abraça fraternalmente...

Curitiba, 02 de dezembro de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Giovani Battista Enrico Antonio Montini (Papa Paulo VI)

Nascimento: Concesio, Itália, 26 de setembro de 1897

Morte: 06 de agosto de 1978 (80 anos). Vaticano.

Eleição: 21 de junho de 1963

Fim do Pontificado: 06 de agosto de 1978 (15 anos)

*Nomes e datas compilados da Wikipédia.

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.com.br

https://www.recantodasletras.com.br/altores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 02/12/2019
Código do texto: T6808877
Classificação de conteúdo: seguro