OS PEDINTES MODERNOS

Inacreditavelmente, no setor da mendicância temos observados, quando estamos numa condução, metrô e trem, por exemplo, alguns disparates, ou seja, no modo como eles agora estão pedindo esmola. Pois, nos tempos mais antigos, alguém que se prontificasse a pedir algo para a sua sobrevivência, agia de maneira bem mais humilde e com poucas palavras, chegando agradecer como o conhecido “Deus lhe pague”.

Nos tempos atuais, além dos falsos mendigos que solapam a presença dos que realmente estão mais necessitados, eles parecem até que têm uma espécie de “sindicato da mendicância”, pois quando estão na ativa, desobedecem às normas do bom comportamento e chegam a apelar algumas vezes. Ou seja, daqui a pouco alguns mendigos vão ter a petulância, o desplante de quando pedir esmola e uma pessoa disser que não tem dinheiro ou trocado, eles podem sacar de uma maquininha de cartão de crédito/débito e aí a vítima não terá saída.

Eu, particularmente, não gosto muito de dar esmola na rua. Quando pretendo ajudar, faço diretamente a uma instituição filantrópica. Só que às vezes alguém pega a gente descontraído e foi o que aconteceu certa ocasião comigo. Uma criança maltrapilha me abordou e pediu um trocado para comprar pão. Sem titubear entreguei-lhe uma moeda uma cédula de dois reais. Qual não foi a minha decepção, logo depois, quando me encontrava num bar próximo dali para tomar um café, eis que vi uma senhora com uma criança nos braços e com aquele dinheiro que eu havia dado ao moleque, com a maior cara de pau, simplesmente, comprou nada mais, nada menos do que uma dose de cachaça. Durma-se com um barulho deste.

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 01/12/2019
Código do texto: T6808053
Classificação de conteúdo: seguro