VIDA MODERNA

Existem várias formas de fugir. A mais comum ideia de fuga é pegar suas coisas e sair. Ir embora, Sumir de vista. Mas fuga é algo ainda mais imaterial e sutil, ainda mais nos dias de hoje- a fuga é invisível. É estar presente sem estar presente. Fugir para longe, em pensamentos, não ouvir, não ver, não querer saber. É a fuga mais triste e dolorosa, porque vai se perdendo e distanciando-se, até perder-se tudo. E não há como recuperar, pois é a fuga do silêncio.

É o aluno que está na sala de aula mas não presta atenção, não se interessa ,até que uma hora não irá mais conseguir, mesmo que mude de ideia, mas dificilmente muda de ideia. A escola, o ensino, os colegas, os professores, nada mais faz sentido.

É também o pai que não conversa com o filho, está todos os dias presente fisicamente,mas bem diante de suas angústias, seus problemas,não entende, não supera a tênue barreira da afinidade para encontrar o que já está ali, até que um dia se tornam tão superficiais que somem. Pais, filhos, irmãos, tios, primos se distanciam tanto que somem definitivamente uns para os outros.

É o casal que vive junto mas não conversa de verdade pois não revelam um para o outro suas verdadeiras angústias- e nem se entendem.

São os amigos que misteriosamente deixam de ser amigos sem explicação. É o vizinho que você vê todos os dias por anos a fio entrar e sair de casa, sem jamais saber o que acontece dentro dela.

É viver a vida e se esconder dela numa encenação de um teatro constante sem expectador.

E tem tanta gente assim, tanta gente fugindo, o tempo todo. Estes dias estive no trem e me dei conta que é difícil encontrar alguém ali, nem que seja por um instante.Ninguém mais olha para o lado. Todos distantes. Todos longe dali olhando para as telas de seus celulares. Nem a paisagem , nem os que passam, tampouco eu que estava ali.

Fugir em pensamento é a fuga mais triste e mais solitária, pois vai chegar um momento que você vai olhar para alguém e vai perceber que mesmo ainda estando já não está mais.

Tempus fugit

Vita Fugit

Et fugit