O QUE IMPORTA O ESTADO CIVIL?
Bem se poderia começar esta crônica escrevendo assim: que importa o Estado Civil, o que interessa mesmo é O Capital e não, precisamente, a Capital de tal Estado da confederação. Ou seja, o importante num relacionamento entre duas pessoas de estado civil e idades diferentes é a grana que existe nesta união. Assim pensa a maioria das pessoas que aprecia comentar e criticar a vida dos outros de maneira pejorativa e maliciosa.
Apesar de morar sozinho numa casa relativamente bem bonita e equipada, o professor aposentado Leonel não se considerava um homem solitário e triste. Pelo o contrário, depois que a esposa faleceu, passado o luto, ele voltou a se relacionar como antes e até encontrar uma mulher, bem mais nova do que ele, e não demorou muito já estavam namorando. Obviamente, que os comentários maldosos foram surgindo, porém ambos não procuravam dar ouvidos a nenhuma fofoca.
Afinal, qual é o problema de duas pessoas com idades e estado civil diferentes manterem um relacionamento sadio e feliz? Nem sempre um Estado Civil exige Capital, com perdão do trocadilho. Neste caso, principalmente, quando este professor aposentado se envolveu com uma mulher bem mais nova, não houve nenhum interesse material, visto que, independente de qualquer coisa, ela tinha uma profissão e, portanto, trabalhava e o seu namorado, o professor aposentado Leonel não era nenhuma pessoa dotada de muitas posses como os invejosos e fofoqueiros achavam. Não demorou muito, os dois já estavam morando sob o mesmo teto, antes mesmo de assinarem algum documento em cartório, o que talvez até desistissem para o desgosto e frustração de muitas pessoas que davam como certo o tal casamento. Quando alguém, em tom de brincadeira ou malícia jogava alguma indireta, perguntando: E o casamento, seu Leonel, vai ou não? Logo ele respondia com uma incógnita e brincadeira: não vai e não vai, pelo o contrário, está bem, sem ter nada de obrigado. Afinal, o apressado come cru, não é verdade?
Mesmo sabendo no seu íntimo que tal pessoa estivesse falando sobre uma possível festa de casamento, mas ele dava uma de joão sem braços, evidentemente.