D e s i n f o r m a ç ã o
Nos momentos de tensão é difícil a pessoa se manter lucida e tolerante, infensa ao acirramento das paixões. Não digo que seja impossível porque sempre há as honrosas exceções.Mas a regra geral demonstra que a maioria embarca na canoa furada das paixões políticas, muitos sem nem saber o motivo. Com o advento das redes ficou ainda mais fácil aumentar o contágio do ódio político.
Há divisões e estremecimentos até no seio das famílias. Democracia? Não, porque nao se argumenta, não se raciocina, não se analisa, apenas se repete slogans e opiniões da mídia e das redes.O pior é que as pessoas estão esquecendo dos seus problemas pessoais, locais e cotidianos, alguns até dos seus direitos e deveres de cidadania para arengar e repetir adoidados as palavras de ordem dos agrupamentos políticos e da mídia sem-vergonha.
Não dá para segurar: as pessoas estão se transformando em marionetes. São incapazes de ter ideias próprias. Nunca houve esse tipo de tensão tão globalizada que atinge todo o país, do Oiapoque ao Chuí. Tudo bem, sei que hoje as pessoas são mais informadas do que antes. Ms será que a informação é correta ou se trata apenas de desinformação e manipulação via mídia e redes?
Longe de mim o desejo de censura à liberdade de expressão, mas será que permitir a desinformação e alienação é defender a liberdade de expressão? Já existe até empresas especializadas em detonar milhões de mensagens nas redes para mudar o curso de campanhas políticas. E fazem isso por dinheiro, sem nenhum compromisso com a democracia e nem com as leis.
Sou pessimista, acho que a coisa vai piorar. O ódio está ganhando a parada.Juro. Inté.