C o r t e s i a
Acho que cortesia não é brinde como a transformou o mercado. Na verdade cortesia é um substantivo que significa: 1. característica de quem é cortês; 2. civilidade no trato com os outros; 3. gesto educado. 4. cumprimento delicado e educado. Em resumo: cortesia é um atributo de quem é bem educado. Achi que a cortesia devia ser um hábito e nunca exceção e nem tampouco conveniência .Gosto de uma frase de Thomas Fuller: "A cortesia é companheira inseparável da virtude". Eu diria que ela é uma virtude.
Agora, cortesia é uma coisa; e cortesia em excesso é outra coisa. Há um ditado judaico que diz: "Cortesia em excesso, ofende". Bingo. É que cortesia exagerada se transforma em bajulação. Deixa de ser virtude e vira canalhice. A mim repugna testemunhar gestos de cortesia e excesso. São sempre praticados por bajuladores, por quem abre maão do caráter e da honra.
Há pessoas que são naturalmente cordatas e corteses.Agem assim no relacionamento com todas as pessoas. Esse atributo faz parte da sua maneira de ser. Não são bajuladores mas pessoas educadas. Estes admiro, mas aqueles que vestem a fantasia de cortês apenas para bajular os poderosos e graúdos, estes me dão asco.
No mais, adoro o que disse São Francisco: "A cortesia é irmã da caridade, que apaga o ódio e fomenta o amor". LIndo. Inté.